Tesouros gastronômicos do centro de São Paulo

Eles têm em comum décadas de tradição, pratos fartos e a vizinhança, na região central de São Paulo. São jóias da coroa culinária paulistana tradicional, alguns bem conhecidos e outros nem tanto. De pratos feitos para um almoço rápido a receitas lendárias para dividir com a família ou amigos, da massa italiana a culinária típica espanhola, de carne suculenta à clássica feijoada. Uma coisa é certa: todos os restaurantes do Centro desta lista devem ser visitados pelo menos uma vez na vida.

Leiteria Ita

Foto: Cozinha da Creonice
Foto: Cozinha da Creonice

O Ita tem um cardápio imenso, que ocupa todas as paredes do boteco/restaurante. Seu balcão em forma de M está constantemente lotado na hora do almoço e é frequentado por todo tipo de fauna do centro de São Paulo, indo dos engravatados da Bolsa até a galera que trampa na construção ao lado, passando pelos metaleiros da Galeria e os hipsters eventuais. Na sexta, peça o maravilhoso bacalhau, que serve tranquilamente duas pessoas e desmancha na boca de tão macio. Aos sábados, o prato mais pedido é a tradicional feijoada, que pode vir na cumbuca ou na sua versão light, a carioca.

Leiteria Ita
Rua do Boticário, 31

De terça a sexta das 11h30 às 19h e aos sábados das 11:30 às 18h

Pasv

pasv-2-1513x1200
Foto: Diários Gastronômicos

Como outros exemplos de restaurantes do Centro, o Pasv tem um certo charme decadente. Mas o ambiente é autêntico: ao contrário de outros lugares que tentaram se modernizar, o Pasv mantém o balcão com cadeirinhas, a parede de madeira e as vovozinhas que servem as mesas. E esse é um lugar que a gente pode dizer com segurança: peça qualquer coisa do cardápio, tudo é gostoso! Os pratos são pra dividir, tem muitas opções, e nossas sugestões são qualquer prato com o básico arroz e feijão (perfeitos) ou as especialidades Polvo à Feirae Cozido à Espanhola.

Pasv
Avenida São João, 1145

Todos os dias, das 11h30 às 23h30

Ponto Chic

baurupc-e1332884694971
Foto: Blog do Flavio Gomes

Nem só de bauru vive o Ponto Chic. É claro que o sanduíche é carro-chefe do restaurante pois, segundo a lenda, foi inventado ali mesmo. Mas o Ponto Chic também tem PFs e comerciais deliciosos, quase todos servindo pelo menos 3 pessoas. O Espetão à Brasileira é um delírio para qualquer carnívoro e vem com filé mignon, lombo, linguiça de pernil, cebola e tomate, além dos acompanhamentos arroz, farofa, banana à milanesa e batata frita. Aliás, a batata frita do Ponto Chic é daquelas gordinhas, com recheio cremoso e crocância no ponto exato.

Ponto Chic
Largo do Paissandú, 27

De segunda a sábado, das 11h às 20h

Galeto Lousã

Foto: @tavapassando
Foto: @tavapassando

Provavelmente o menos famoso dos restaurantes do Centro – mas não menos primoroso – o Galeto Lousã fica escondido dentro de uma daquelas galerias na Barão de Itapetininga. Então o teto é baixo, a decoração é estranha, o lugar é apertado. Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena e a vontade de comer um ótimo galeto é grande. O preço é bem bom (dá pra duas pessoas comerem por menos de R$ 50) e tudo é uma delícia!

Galeto Lousã
Rua Barão de Itapetininga, 163

De segunda a sexta das 11h30 às 15h45 e das 12h às 15h30

Boi na Brasa

Foto: @tavapassando

Obviamente a especialidade do Boi na Brasa são as carnes. Todos os cortes clássicos (picanha, maminha e alcatra) são preparados na hora e chegam à mesa fumegando, no ponto escolhido, acompanhados de porções generosas de arroz carreteiro, batatas portuguesas ou a deliciosa farofa. O Boi na Brasa também serve um enorme T-Bone, corte que não se acha em qualquer lugar e alimenta com tranquilidade duas pessoas. Para completar, fica aberto até altas, sendo uma boa opção para quem quer dormir com a pança cheia.

Boi na Brasa
Rua Marquês de Itu, 188

De terça a quinta das 11h às 2h, sexta e sábado das 11h às 4h, domingo e segunda das 11h às 0h

La Farina

Foto: @tavapassando
Foto: @tavapassando

O La Farina já ganha pontos por ser diferente: não existem muitas cantinas ali na região (além do disputado O Gato que Ri). Então agradecemos muito essa opção gostosa e com bom custo benefício pra deixar a barriga quentinha sempre que bater aquela vontade de massa. O La Farina tem pinta de “restaurante de filme de mafioso”, com garçons elegantes e charme de antigamente, e pratos clássicos italianos, sem muita invenção, além de um elogiado strogonoff.

La Farina
Rua Aurora, 610

De segunda a sábado das 11h às 0h, domingo das 11h às 23h

Salada Record

img_4726
Foto: @tavapassando

Fica ao lado do mais famoso bar da esquina Ipiranga x São João, mas, ao contrário de certos vizinhos, manteve a qualidade ao longo dos anos. O Salada Record não tem decoração charmosa – a cara é de boteco genérico com a galera da firma, mas os pratos são sempre entregues no ponto. As duas especialidades (servidas desde 1958 e aprovadíssimas por nós aí na foto) são o Virado à Paulista feito no capricho e com várias opções de carne e a excelente Parmegiana, talvez a melhor da região.

Salada Record
Avenida São João, 719

De segunda a sábado das 8h às 1h e domingo das 8h às 0h

Fuentes

Foto: Revista São Paulo
Foto: Revista São Paulo

São mais de 60 anos servindo pratos da culinária espanhola com perfeição. O Fuentes é daqueles restaurantes em que os garçons conhecem os clientes pelo nome, a decoração é a mesma há décadas e os pratos têm receita centenária. Se você ainda não conhece, junte uma turma e peça qualquer uma das paellas (valenciana e de frutos do mar), para comer de joelhos e sair de lá rolando escada abaixo. Outro prato tradicional espanhol servido por lá é o puchero, um cozidão de grão-de-bico, batata, repolho, couve e todos os tipos de carne possíveis, servido somente às terças.

Fuentes
Rua do Seminário, 149

De segunda a sábado das 11h às 15h30 e domingo das 11h às 16h