Curvas, paredes coloridas, playgrounds e largas varandas são alguns dos principais traços do arquiteto paulista Artacho Jurado que marcam, desde a década de 1950, a paisagem de São Paulo. Esse trabalho, considerado uma verdadeira arte por muitos especialistas da área, será evidenciado pela fotografia de 13 diferentes fotógrafos e outros artistas na exposição Artacho Jurado, arquiteto?. A mostra foi inaugurada na Chácara Lane, unidade do Museu da Cidade de São Paulo localizada na Consolação, com entrada gratuita.

Não é à toa que as casas e os prédios elaborados por Jurado seguem encantando moradores e pedestres até os dias de hoje. Os anos 1950 foram momentos de criação arquitetônica extremamente relevante na capital paulista. Com o forte desenvolvimento industrial do período, a cidade começou a enriquecer e a receber pessoas de todo o país, afetando de forma bastante expressiva o tecido urbano, impulsionando a criação de espaços de comércio mais amplos e provocando a verticalização das habitações paulistas. É nesse contexto que se insere a produção de Artacho Jurado.

Dono da empresa Monções Construtora e Imobiliária S.A., Jurado percebeu antes de muitos a necessidade de repensar a arquitetura da cidade para uma estrutura que não fosse apenas racional e utilitária, mas também prazerosa e divertida. Assim, passou a elaborar espaços coletivos e coloridos que declaravam aos moradores o amor, a beleza e a alegria de viver em uma São Paulo efervescente.

Detalhes da exposição – Esses elementos estéticos e arquitetônicos de Jurado são apresentados com riqueza de cores e detalhes na exposição produzida pela AYO Cultural, que conta com a curadoria de Abilio Guerra e que trará trabalhos de 13 fotógrafos: Alice Brill, Aristodemo Becherini, Camerindo Ferreira Máximo, Cristiano Mascaro, Daniel Ducci, Hans Gunther Fileg, Leonardo Finotti, Marcos Piffer, Mauro Restiffe, Miroslav Javurek, Nelson Kon, Pedro Kok e Tuca Vieira. Além disso, a mostra contará com desenhos e telas de artistas como Carla Caffé, Paulo von Poser, Helena Kozuchowicz, Neco Stickel, Kassio Maeda e Rafael Mlatisoma. Pela primeira vez, também será possível conferir peças originais do acervo de Artacho.

Interatividade – Moradores, vizinhos e amantes dos projetos e construções de Jurado serão protagonistas de uma atividade interativa: eles podem enviar para o e-mail [email protected] cartas, poemas, fotos, bilhetes, desenhos e outros objetos que serão expostos em um painel colaborativo presente num dos módulos da exposição. Vale ressaltar que a Chácara Lane, localizada na Consolação, é uma das 13 unidades do Museu da Cidade de São Paulo, que tem como sede o Solar da Marquesa de Santos e inclui entre seus espaços de exibição a Casa Modernista e o Beco do Pinto. De forma geral, o museu trabalha temáticas em áreas como arquitetura, história, arqueologia e antropologia.

SERVIÇO
Exposição: Artacho Jurado, arquiteto?
Data: 02/10/2021 até 24/04/2022
Horário: terça a domingo, das 11 às 15h
Local: Chácara Lane – Rua da Consolação, 1024, Consolação – São Paulo/SP
Gratuito
Classificação livre

Sobre o Museu da Cidade de São Paulo – Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu da Cidade de São Paulo promove a reflexão contínua das dinâmicas de construção da cidade física e simbólica, retratando a sua diversidade cultural e registrando a memória de sua população. Sua estrutura física é formada por uma rede de casas históricas, construídas entre os séculos 17 e 20 e distribuídas nas várias regiões que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana de São Paulo. São elas: Beco do Pinto; Capela do Morumbi; Casa da Imagem; Casa do Butantã; Casa do Caxingui; Casa do Grito; Casa do Sítio da Ressaca; Casa do Tatuapé; Casa Modernista; Chácara Lane; Cripta Imperial; Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos.