5 Motivos para você não deixar de ir ao minhocão nos finais de semana

5 Motivos para você não deixar de ir ao minhocão nos finais de semana

O Minhocão é nosso! Sem carros também aos sábados, o espaço é do paulistano.

Mas como utilizá-lo? Confira algumas dicas

O Minhocão passou a ser fechado integralmente para carros aos sábados, domingos e feriados a partir de março. A lei que cria o Parque Municipal do Minhocão foi sancionada pelo prefeito João Dória em fevereiro e promete revitalizar ainda mais a área central da cidade. E a partir de maio, o tráfego será proibido de segunda a sexta-feira, entre 20h e 7h.
Mas não é só: a prefeitura pretende reorganizar o tráfego para que o elevado João Goulart (mais conhecido como Minhocão) se transforme em um parque em tempo integral.
A prefeitura deve lançar um Projeto de Intervenção Urbana (PIU), com participação popular, incluindo propostas para o entorno do parque. A ideia é incentivar atividades culturais, esportivas e de lazer no parque. Mas quais? Confira algumas dicas! Algumas vão te surpreender.

1 Andar de bicicleta

Sem os carros, o Minhocão certamente é a mais larga e extensa ciclovia de São Paulo. Você pode levar a sua bike de casa ou… Alugar uma na Praça Roosevelt, via aplicativo. Está esperando o que para dar uma volta? Sem desculpa para o sedentarismo

2 Mudar de visual

Não, não se trata só de perder uns quilinhos andando de bicicleta, mas de mudar de roupa mesmo, escolhendo pelas de algumas araras que funcionam como lojinhas informais e vendem roupas usadas no Minhocão, num verdadeiro brechó a céu aberto.

3 Apreciar um museu a céu aberto

Curte grafite? O Minhocão é o lugar certo para apreciar essa manifestação criativa: a arte urbana está nas laterais de diversos edifícios das imediações, que se convertem assim em verdadeiros painéis para os artistas.

4 Balada à tarde

Na altura do largo Santa Cecília, à tardinha, costuma rolar música eletrônica com bebidas sendo vendidas por ambulantes, num clima de “esquenta” para que quer sair mais tarde.

5 Apreciar os jardins verticais

Há pelo menos 4 edifícios próximos ao Minhocão que já optaram por cobrir de vegetação suas paredes. O benefício para os moradores é abafar ruídos e filtrar 30 dos poluentes do entorno. E para quem passeia, é um verdadeiro “colírio” em meio ao cinza.