7 centros culturais pouco conhecidos para visitar em São Paulo

7 centros culturais pouco conhecidos para visitar em São Paulo

Conheça algumas opções alternativas de espaços culturais na cidade.

O ano de 2017 fez questão de fixar nossa atenção em centros culturais como o Sesc 24 de Maio, o IMS Paulista e a Japan House – e com razão. Mas São Paulo tem diversos espaços novos, alternativos ou pouco conhecidos de promoção de cultura que pouco ouvimos falar.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou 7 centros culturais pouco conhecidos em São Paulo que valem a pena. Confira:

Casa do Povo

Foto: Reprodução/Facebook Casa do Povo
Casa do Povo

Fundada há mais de 60 anos, a Casa do Povo, no Bom Retiro, tem programação própria e atua como lugar de memória e de reflexão crítica, com práticas artísticas engajadas. Além disso, o espaço também acolhe projetos e inciativas ligadas a um atuação comunitária.

Onde: Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro
Foto: Reprodução/Facebook Oficial Casa do Povo

Centro Universitário Maria Antônia

Foto: Reprodução/Facebook Centro Universitário Maria Antônia
Centro Universitário Maria Antônia

O Centro Universitário Maria Antônia, instalado nos edifícios históricos Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, oferece cursos de curta duração e contempla uma vasta biblioteca, além de receber palestras, exposições diversas, debates seminários e outros eventos. O centro abre diariamente, das 8h30 às 19h.

Onde: Rua Maria Antônia, 258 e 294 – Vila Buarque
Foto: Reprodução/Facebook Oficial Centro Universitário Maria Antônia

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Foto: Divulgação/Joca Duarte
Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Oficina Oswald de Andrade promove atividades gratuitas no formato de oficinas, workshops, seminários, exposições e muito mais. O projeto faz parte de um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo chamado Oficinas Culturais, que atua na formação e na vivência cultural da população desde 1986.

Onde: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Foto: Reprodução/Facebook b_arco Centro Cultural
b_arco Centro Cultural

O b_arco é um centro cultural contemporâneo que une arte e educação com o objetivo de promover conhecimento através do desenvolvimento de pesquisas e a produção de conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Um programa imperdível são as baladas culturais! Saiba mais no site.

Onde: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Oficial b_arco

Centro Cultural Correios

Foto: Rafael Brendli Tozetti/Shutterstock
Centro Cultural Correios

Inaugurado em 2013 em um prédio histórico da década de 1920, o Centro Cultural Correios São Paulo promove atividades culturais relacionadas aos campos das artes visuais, música e humanidades. No espaço de 1280 m², o público pode apreciar exposições e shows de artistas em início de carreira ou mesmo renomados.

Onde: Avenida São João, S/N – Centro

Matilha Cultural

Foto: Divulgação/Assessoria Matilha Cultural
Matilha Cultural

Localizado na Região Central de São Paulo, a Matilha Cultural é um centro cultural independente e sem fins lucrativos que tem por objetivo fomentar práticas e pensamentos sustentáveis em relação a questões ambientais e direitos humanos, além de apoiar a cena artística independente. Para isso, promove, em um único lugar, exposições, ativismo, festas, cinema e muito mais! E o seu animal de estimação é muito bem-vindo. Confira a programação no site.

Onde: Rua Rêgo Freitas, 542 – República

Red Bull Station

Foto: Divulgação/Lost Art/Red Bull Content Pool
Red Bull Station

O prédio de cinco andares localizado no centro da cidade foi construído em 1926 e é tombado como patrimônio histórico. O espaço Red Bull Station foi fundado ali em 2013 e tem como objetivo promover projetos que envolvem música, arte multimídia e urban thinking. A entrada é gratuita e o espaço conta com residências artísticas e ocupações permanentes além de estúdio de música e uma cafeteria.

Onde: Praça da Bandeira, 137 – Centro