Apfel Vegetariano comemora 36 anos de existência

Considerado um dos mais tradicionais redutos da gastronomia vegetariana na cidade de São Paulo, o Restaurante Apfel, localizado no coração da região central paulistana, completa 36 anos de existência.

Comandado pelo empresário Carlos Beutel, filho de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra e foram residir no Bom Retiro, onde centenas de poloneses se instalaram, assim que iniciou a guerra na Europa.

A realização de um sonho – “Na infância, estudei em escola judaica, adianta-nos Beutel e depois fui concluir os estudos do ensino médio nos Estados Unidos. De volta a São Paulo, graduei-me na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, mas nunca exerci a profissão, pois meu eu sonho era abrir um negócio!”.

Com o passar do tempo, em 1984, adquiriu um restaurante vegetariano no bairro do Pacaembu e rebatizou-o como “Apfel”. Porém, e sempre tem um porém, dizia o dramaturgo Nelson Rodrigues, algo estava faltando para sentir-se prontamente realizado: empreender no Centro de São Paulo, região considerada por ele, como mágica.

E numa de suas peregrinações pelo Centro, em 1992, encontrou o espaço ideal para a montagem do Apfel Vegetariano, que rapidamente tornou-se o “point” do segmento, sendo frequentado por veganos, simpatizantes, empresários, jornalistas, artistas, que vão em busca, principalmente de suas saladas frescas, raízes, brotos, cereais e grãos, sempre acompanhados de diversos molhos, além de massas, refogados, tortas e gratinados.

“Todas as verduras e legumes utilizados na cozinha do Apfel são provenientes do meu sítio em Cotia e dessa forma, posso afirmar, que aqui a comida tem energia de verdade, promovendo a conexão do público com a energia da terra!”.

A luta pelo Centro de São Paulo: Caminhada Noturna – Outro aspecto muito importante de Beutel é a sua face ativista em prol de uma cidade mais humana, segura e atraente para os paulistanos e turistas de outros estados e estrangeiros que querem desfrutar de tudo que a região oferece.

E nos idos de setembro de 2005, teve a idéia de criar a Caminhada Noturna. Nesta época, um grupo de pessoas da comunidade da Rua Barão de Itapetininga e entorno, se reuniam – e ainda se reúnem – semanalmente, para debater sobre as problemáticas da localidade, as possíveis soluções, viabilidades e encaminhamentos político-administrativos.

Numa destas reuniões, Beutel comentou sua ideia de criar uma caminhada pelo Centro. Duas senhoras presentes – Carmen Gimenez, moradora da região e Nadir Khouri – antiga proprietária do Restaurante Arroz de Ouro e esposa do famoso cineasta Walter Hugo Khouri, perguntaram-lhe por que não fazia um passeio noturno pelo Centro, como já se fazia em Barcelona? A resposta de Carlos foi imediata: “Vocês me ajudam e também acompanham?”

Assim, com a ajuda de Angela Carroceli – grande liderança e moradora da região da Bela Vista – e com a presença da comunidade local, foi realizada a primeira edição da “Caminhada Noturna pelo Centro de SP”, que transformou-se num dos ícones paulistanos.

Serviço
Apfel Vegetariano
Rua D. José de Barros, 99
esquina com R. Barão de Itapetininga
De segunda a sábado
Fone: 3256.7909
@apfelcentro