Caminhada São Paulo Negra no Centro de São Paulo

As histórias negras estão por toda a cidade de São paulo, no Centro e em todas as esquinas, apesar de muitas vezes não serem contadas.

Caminhada São Paulo Negra – 20 de outubro

Na “Caminhada São Paulo Negra” serão apresentados lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da Mãe Preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, do antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca, no bairro da Liberdade.

Oswaldo Faustino, jornalista, escritor

A caminhada começa no Bairro da Liberdade, um reduto negro nos séculos XVIII e XIX e termina no Largo Paissandu. Os personagens negros importantes da história - invisibilizados em vários espaços - são destacados, é o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado, poeta e patrono da abolição Luiz Gama e o arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas. Também fazem parte das histórias a migração africana atual, a música e movimentos negros modernos.

Caminhada São Paulo Negra – 20 de outubro

O percurso é conduzido pelo jornalista Guilherme Soares Dias, pelo fotógrafo e produtor cultural Heitor Salatiel, além de participações especiais a cada saída.

Luiz Gama, homenageado com busto em praça pública

Organização: Diáspora Black

Uma rede de anfitriões e viajantes interessados em vivenciar e valorizar a cultura negra. Para quem quer se conectar com nossa memória, fortalecer nossas identidades e fomentar engajamento.

Serviço

Caminhada São Paulo Negra
Dia 20 de outubro – Domingo – 10h
Início: Praça do metrô Liberdade
Término: Largo do Arouche
Investimento: R$ 50,
Ponto de encontro: Igreja no número 238 da Praça
Reservas: https://diaspora.black/produto/caminhada-sao-paulo-negra-2/

Caminhada São Paulo Negra – Diaspora.Black

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural