CCBB recebe a retrospectiva do artista plástico Ivan Serpa

Centro Cultural do Banco do Brasil no Centro de São Paulo (

De 03 de fevereiro a 12 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo inaugura a exposição van Serpa

A expressão do concreto, uma ampla retrospectiva de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira.

A mostra apresenta cerca de 200 trabalhos, de diversas fases do artista que morreu precocemente (1923/1973), mas deixou obras que abrangem uma grande diversidade de linguagens, utilizando várias técnicas, tornando-se uma referência para novos caminhos na arte visual nacional.  

Retrospectiva de Ivan Serpa, um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil

Com a curadoria de Marcus de Lontra Costa e de Hélio Márcio Dias Ferreira, a mostra apresenta obras de todas as fases e técnicas utilizadas pelo artista: concretismo / colagem sob pressão e calor / mulher e bicho / anóbios (abstração informal) / negra (crepuscular) / op – erótica / anti-letra / amazônica / mangueira e geomântica.

Obra do artista plástico Ivan Serpa

A pluralidade criativa e suas expressões ratificam o importante papel de Ivan Serpa na arte moderna brasileira, na criação e liderança do Grupo Frente (Lygia Clark, Lygia Pape, Franz WeissmannAbrahan Palatinik, Hélio Oiticica e Aluísio Carvão), e através de seu projeto de difundir e motivar as novas gerações para a arte, com suas aulas para crianças e adultos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.  A virtuosidade de Serpa e seu amplo domínio da técnica e de seus meios expressivos foram reconhecidos já na primeira Bienal de São Paulo, em 1951, quando é considerado o Melhor Pintor Jovem da feira de arte que veio a se tornar um dos principais eventos do circuito artístico internacional.

van Serpa Beijo, 1966 óleo sobre tela 100×150 cm Coleção Família Serpa Foto Jaime Acioli

A exposição resume a essência da obra desse artista que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura. Trata-se de uma exposição única, de um artista complexo, definitiva para reascender a memória sobre esse operário da arte brasileira.

 

Serviço:

Ivan Serpa: a expressão do concreto

Centro Cultural Banco do Brasil/SP

Exposição: de 03 de fevereiro a 12 de abril

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro SP

Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças

Entrada gratuita, mediante agendamento pelo aplicativo Eventim

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural