Centro Cultural dos Correios/SP apresenta a Ucrânia e sua arte milenar

Compreendendo que a cultura é um componente essencial para o desenvolvimento de uma nação, formando com os fatores econômico e social, o tripé sobre o qual se apóia a cidadania de um povo, o Centro Cultural dos Correios, localizado no Anhangabaú, centro da cidade de São Paulo, apresenta até 07 de janeiro de 2020, mostra cultural “Ucrânia e sua Arte Milenar”, com apoio da Sociedade Ucraniano-Brasileira “Unificação”, Representação Central Ucraniano-Brasileira, Consulado Honorário da Ucrânia, Embaixada da Ucrânia no Brasil e Consulado da Ucrânia em São Paulo, sob a curadoria do jornalista Maurício Coutinho, projeto de Jorge Rybka e produção de Olga Samila, Márcia Rykba e Mara Porto. 

“A exposição, afirma Jorge Rybka, Cônsul Honorário da Ucrânia, reúne centenas de peças ucranianas, trazidas pelos imigrantes, e que representam, no seu conjunto, uma pequena parte do riquíssimo acervo da arte da Ucrânia, dentre eles instrumentos musicais, livros, cerâmica, bordados e artesanato em geral, além de cartazes de cinema e grupos musicais tradicionais da Ucrânia”, conclui.

Mostra Ucrânia e sua Arte Milenar foto Eli Hayasaka

Chegados ao Brasil no final em 1891 e também logo depois das duas Grandes Guerras, os imigrantes trouxeram, em suas surradas malas de viagem, alguns minguados pertences: roupas, uns poucos e necessários utensílios e – bem escondidos – alguns livros e objetos, juntamente com sonhos, religiosidade, memórias, coragem, esperança e muita cultura.

E é exatamente esse o tema da exposição: o que esses imigrantes trouxeram a São Paulo em suas malas e que se transformaram no rico legado que passaram aos filhos, repassados para os netos e que hoje fazem parte da pluralidade cultural da maior cidade brasileira e do próprio Brasil. Como estamos na época natalina, há um dos cenários sobre como os ucranianos comemoram o Natal: em pleno inverno, com temperaturas negativas e muita neve, é São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel, quem traz os presentes.

Ucrânia nos Correios – foto Alice Coutinho

No conjunto das tradições ucranianas, a mostra também traz as delicadas Pêssankas, ovos manuscritos e coloridos, com uma linguagem própria de símbolos que representam a prosperidade, saúde e paz, na época da Páscoa na Ucrânia.

Um espaço da mostra cultural é dedicado ao Holodomor, fome artificialmente provocada na Ucrânia nos anos 1932/33 e que dizimou mais de sete milhões de homens, mulheres, crianças e idosos em apenas um ano.

Complementam a exposição no Centro Cultural dos Correios/SP, fotos e histórias que contam a trajetória desses imigrantes que até hoje conservam suas tradições, inclusive um pouco sobre os 70 anos da Sociedade Ucraniano-Brasileira Unificação, entidade que congrega ucranianos e descendentes do Estado de São Paulo.

Para a produção da mostra cultural “Ucrânia e sua Arte Milenar”, importante frisar o apoio cultural da Sincoplastic Embalagens Flexíveis, Aparcador Bar de Tapas, Apfel Vegetariano, Buenas Hotéis, Ponto Chic, Ibérica Hotéis, Instituto Galeria do Rock e portal Visite o Centro de São Paulo/VCSP.

Serviço

Mostra Cultural “Ucrânia e sua Arte Milenar”

Até 7 de janeiro de 2020

Segunda a sexta, das 10 as 17h

Centro Cultural dos Correios/SP

Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo

Visitação gratuita

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural