Centro de São Paulo é um dos maiores polos de dança do pais

Capital financeira do país, São Paulo é também um dos principais polos brasileiros de dança.

O título se deve não só pelos inúmeros espetáculos realizados na capital, mas também pela concentração de escolas e cursos, livres e profissionalizantes, oferecidos no coração da cidade, na região da Luz-República-Anhangabaú.

A Linguagem das Flores (Foto: Sylvia Masini )

Uma dos principais centros de formação do país, a Escola de Dança do Theatro Municipal é a mais importante dessas instituições. Com 78 anos de existência, a Escola é mantida pela Fundação Theatro Municipal, com aulas totalmente gratuitas, e já formou importantes nomes da cultura brasileira, como Ismael Ivo, atual diretor do Balé da Cidade. São três programas distintos. Um de formação em dança, com o intuito de desenvolver a vocação artística dos alunos; cursos livres para profissionais da área e o Programa Companhia Jovem, com trabalhos de preparação artística de jovens bailarinos, visando sua profissionalização.

“Em São Paulo e no sudeste, é a única escola deste porte a oferecer, com a estrutura do Teatro Municipal, um curso de formação, promovendo um enorme enriquecimento artístico desses alunos”, conta Priscilla Yokoi, diretora da Escola de Dança do Theatro Municipal. De acordo com ela, a escola tem capacidade de receber até 700 alunos, sendo oferecidas cerca de 75 vagas todos os anos. As inscrições para as turmas de 2019 vão até o dia 22, próxima quinta-feira, e podem ser realizadas pelo site da Fundação.

Para quem não busca um curso profissionalizante, o Centro de Referência da Dança oferece cursos livres e também gratuitos, além de oficinas de dança. Para o mês de dezembro, estão agendadas as oficinas com artista francesa Catherine Baÿ e com o professor canadense Brian Solomon. Já os cursos técnicos têm duração de cerca de três meses abrangem temas e estilos específicos de dança, como o famoso passinho e outras modalidades urbanas de dança. As inscrições são realizadas pelo site no CRD.

Na região da Luz, o Núcleo Luz, uma das fábricas de cultura mantidas pelo governo do Estado, também oferece aulas gratuitas de dança. O projeto é voltado para jovens de baixa renda com curso dividido em dois ciclos, um para para jovens de 14 a 19 anos e outro para jovens de 17 a 24 anos. O conteúdo das aulas vai desde balé clássico, passando pela dança contemporânea e capoeira. Também é preciso realizar inscrição prévia e enquadrar-se nos requisitos de elegibilidade (entre eles, possuir renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa).

Núcleo Luz é destinado a jovens de famílias de baixa de renda, e promove iniciação e aperfeiçoamento na linguagem da dança

Além dos centros públicos de dança, o Sesc também é uma referência em oficinas e aulas livres no centro da cidade. Com pelo menos três unidades na região (24 de maio, consolação e bom retiro), o Sesc atualiza mensalmente sua programação, que inclui debates, rodas de conversa e, claro, apresentações imperdíveis. No próximo dia 25, a unidade 24 de maio, recém inaugurada, recebe a Mostra de Danças Urbanas, com participação dos grupos Chemical Funk, Double Lock, Gurias, Magic 5, Lords Of Krump, Sampa Cinza City e convidados.