Centro de SP: Prato Grego oferece a tradição da Grécia

Comandado por Stylianos Moyssiadis, descendente grego e membro da comunidade helênica em São Paulo, o restaurante Prato Grego, localizado no Centro de São Paulo, à Rua Ribeiro de Lima, 453, bloco C, loja 135, 1o andar, no Bom Retiro, oferece ao público os mais variados lanches gregos, destacando-se dentre eles, o Suvlakis, composto de pão pita, molho de iogurte grego, frango ou porco, falafel, batata frita, tomate e cebola roxa em finas fatias.

Suvlaki é um tipo de fast food comum na Grécia, que consiste em pequenas espetadas grelhadas de pequenos pedaços de carne e vegetais. Pode ser servido apenas no palito, para ser comido com as mãos, em um sanduíche com pita, guarnição e molhos ou no prato, com batatas fritas ou arroz pilaf.


No “Prato Grego” acontece também a tradicional quebra de pratos, costume tradicional grego com muitos significados, conforme informa Marcelo Duarte, em “SP para Curiosos”: o mais conhecido nasceu de um ato de rebeldia. Durante a dominação do império turco-otomano no país, entre 1453 e 1821, quebrar um prato significava afirmar que “no prato onde um grego comeu, um turco não comerá!” Apesar disso, a tradição é datada de 4 mil anos. A quebra das cerâmicas era uma maneira de espantar os maus espíritos.

No local também é possível jogar-se o Tavli, conhecido como Gamão, o Rei dos jogos. Tavli significa “tabuleiro” em grego e há três variações de Tavli comumente jogados:
Portes – mais semelhante ao gamão ocidental
Plakoto – um jogo onde um verificador pode prender outro verificador no mesmo ponto
Fevga – onde um verificador sozinho pode bloquear um ponto
Esses jogos são disputados um após o outro, em partidas de três, cinco ou sete pontos. O objetivo do jogo é o jogador mover todas as suas peças para o seu próprio tabuleiro e carregá-las para longe. O primeiro jogador a tirar todas as suas peças vence o jogo.
O tavli é jogado muito rapidamente. Você não precisa esperar que seu oponente pegue os dados – você mesmo os pega enquanto ele está fazendo seu movimento.

Além lanches, jogos e diversão com os pratos, o restaurante ainda comercializa o saboroso azeite – os gregos são os maiores consumidores de azeite do mundo (20 litros por pessoa ao ano) – o queijo Feta, coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de ovelha e de cabra, o Ouzo, bebida clássica grega, com nível alcoólico entre 40% e 50%, com sabor de anis e é tradicionalmente servido puro, o Tsipouro, bebida destilada forte, produzida a partir do bagaço ou do vinho após a separação das uvas e do suco.

Serviço
Restaurante Prato Grego
Rua Ribeiro de Lima, 453
Bloco C, loja 135, 1o andar
Bom Retiro – Centro de SP
Contatos: Stelios – 11.95197.9021 – whatsApp
Instagram: @pratogrego