Criação de loja virtual gratuita para o pequeno empresário com o apoio do Sebrae

Com o objetivo de fortalecer o pequeno varejista, que mais se prejudica com a suspensão das atividades do comércio, a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – ABIESV e a Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE, lançam o programa ‘Apoie o Pequeno’, que  permite a criação de uma loja virtual de forma fácil, rápida e grátis no www.apoieopequeno.com.br, pela qual os pequenos empresários poderão comercializar os seus produtos e serviços utilizando a tecnologia da Loja Integrada, plataforma de e-commerce do grupo VTEX – maior da América Latina do seu segmento. O programa fornecerá benefícios exclusivos aos lojistas que criarem sua loja virtual no portal ‘Apoie o Pequeno’.

A iniciativa tem os apoios da  Associação Brasileira da Industria Têxtil – ABIT; SINDITEXTIL; Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC; Comitê de Varejo Couromoda; Conselho de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP/CONIN), Associação Brasileira dos Lojista Satélites – ABLOS, O Negócio do Varejo e Falando de Varejo, entre outras entidades relevantes ligadas ao varejo.

Lojista de pequeno porte

Pesquisas demonstram que o pequeno varejo está muito distante do ambiente online, particularmente o varejo de vestuário, quase 90% dos pequenos empreendimentos não têm presença digital, segundo dados recentes levantados pelo IEMI – Inteligência de Mercado. “O fechamento das lojas apenas antecipa radicalmente a necessidade destes varejistas em atualizar-se. A ABIESV, neste 18 anos de atuação, vem trabalhando com várias entidades, destacadamente as Associações Comerciais e de empreendedores para profissionalizar este setor, que muitas vezes inicia informalmente e não tem ferramentas de gestão para manter-se competitivo com redes de franquias e cadeias maiores”, afirma Marcos Andrade, presidente da Abiesv, e também CEO da Expor Manequins.

Segundo Andrade, a iniciativa de lançar o www.apoieopequeno.com.br é dar a oportunidade de sobrevivência ao pequeno varejista ausente do e-commerce.  “E nossa urgência para implementá-lo é em função do fluxo de caixa que será determinante para a vida deste pequeno empresário que não conta com capital de giro, nem alternativas de financiamento rápido. Os negócios menores, em média, só tem 12 dias de caixa pra fazer frente aos compromissos”.

Página Apoie o Pequeno Empresário

De acordo com o Sebrae, o varejo brasileiro é dominado pelos pequenos estabelecimentos: empresas de pequeno porte somam um total de 13 milhões, que empregam 21,5 milhões de pessoas e um total de salário de mais de R$ 611 bilhões anuais. “Em função do menor capital, esses negócios estão muito vulneráveis neste momento,”, acrescenta Andrade.

Segundo o presidente da Abiesv, de modo geral, toda a economia sofre com a situação atual. “É necessário flexibilidade neste momento. Em webinar semanais com nossos associados já temos dito ser preciso negociação de prazos e valores com fornecedores, mudança de modelo de negócio para e-commerce e serviços a distância, busca por crédito e qualificação. Essas são algumas ações que podem ser adotadas até que a situação volte ao normal, o que esperamos seja breve”.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural