Dança: Novembro e as corporeidades negras no Sesc Bom Retiro

Sesc Bom Retiro apresenta em novembro o projeto As Semanas que Dançam – Diálogos Diaspóricos com espetáculos, palestra e oficinas. Através de uma programação de regularidade que dê vazão à diversas vertentes da produção em dança da atualidade, busca-se estabelecer diálogos entre criadores, linguagens e metodologias de trabalho. O projeto contempla diferentes estéticas da dança negra.

 

Espetáculos

Noite de solos: Depoimentos para fissurar a pele e Corredeira – Cia. Djalma Moura e Cia. Nave Gris
“Depoimentos para fissurar a pele”, de Djalma Moura, investiga os arquétipos de Oya – Iansã, em uma dança/ritual que busca criar fissuras no tempo e espaço, se lançando em memórias do corpo negro. “Corredeira” é um solo concebido e dançado por Kanzelumuka, que nasce da percepção das águas que correm para o mar e da relação do poder ancestral ligado às águas no corpo feminino.

Por Que, Zé ? (BA) – Com Experimentando-nus
Tendo como livre inspiração o pagode baiano, o arrocha e o funk carioca, o grupo problematiza o preconceito em torno dessas expressões. O jeito de falar, de vestir, de se comportar e de divertir-se é abordado através de uma pesquisa de movimento que parte do quadril, constituindo um espetáculo de dança contemporânea que tensiona a diversidade cultural brasileira em sua corporalidade pulsante.

Filhxs-da-pº##@-toda – Coletivo Calcâneos
O espetáculo busca transpor as dores da periferia delimitadas aos corpos que compõem os altos índices de preconceitos em meio a esta sociedade, tendo por tema gerador a vulnerabilidade social em suas diversas facetas.

Esquina – Fragmento Urbano
Híbrido de dança e música, o trabalho traz à cena homens negros de periferias e seus ritos de passagem e iniciação, abordando as contradições nesse universo.

Batalha de Locking – Sou Locker
A batalha tem caráter competitivo, mas também de celebração, possibilitando a reunião de dançarinos de Locking de todo o Brasil e prestando o devido reconhecimento àqueles que se destacam no segmento.

Jam de Vogue – com House of Zion
Ao som da música Disco e House, integrantes da House of Zion conduzem uma performance interativa que proporcionará ao público de todas as idades experimentações de performances inspiradas na dança Vogue e elementos da cultura Ballroom.

Dancehall Jam – Academia Dancehall e Ng Coquinho
Uma vivência da cultura Dancehall, onde os dançarinos e o selecta (DJ) trazem em uma jam/aula a experiência de se dançar os passos mais populares da cultura Dancehall, desde a velha escola até a atualidade. A Dancehall Jam tem o objetivo de proporcionar um ambiente favorável à prática dos diferentes elementos da cultura jamaicana dancehall, com espaço para o livre compartilhamento e troca positiva, reunindo o sound system, dançarinos, seletores e cantores que representam essa cultura.

DidêManda – com Cia. de Dança AfroOyá
Performances de Dança Afro Contemporânea Brasileira compostas por músicas ao vivo, baseada nos movimentos das heranças de matrizes Africana, juntamente com a contemporaneidade brasileira em uma união de cultura, tradição, ritmo e alegria.

 

Serviço

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185

Campos Elíseos

Ingressos: Portal Sesc e nas Unidades do Sesc SP.

Site: sescsp.org.br/bomretiro

Facebook: facebook.com/sescbomretiro

Instagram: www.instagram.com/sescbomretiro/

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural