Exposição fotográfica da cultura Lowrider, ocupa a Matilha Cultural

A cultura Lowrider chega à Matilha Cultural com a exposição do fotógrafo e videomaker paulistano Rafael Ambrosio. A ocupação “Please Don’t Touch”, apresenta 11  anos de registros do movimento no Brasil, países europeus e EUA através das lentes de Rafael. Com objetivo de mostrar como a cena é conduzida nesses locais, traz a verdadeira ideologia e o que o faz crescer cada vez mais desde o seu início, ainda na década de 50, quando os Mexicanos passaram a personalizar seus carros com pinturas e rebaixamentos. O Lowrider vai além da estética, questionando desde o seu princípio o capitalismo ao reutilizar e dar novas funções e caras para automóveis usados e antigos, geralmente descartados pelo sistema que insiste no status do veículo novo.

Geralmente, o termo “Don’t Touch” (Não Toque) é utilizado em adesivo de para-brisa de carro, indicando para as pessoas não tocarem. Para o fotógrafo, a expressão vai além do impacto materialista de danificar o veículo: “É para deixar claro que não toquem na minha cultura, não mexam, não sujem, não amassem e não apaguem a minha história”, confirma. No evento de abertura, que acontece dia 18 de maio, a partir das 16h, teremos participações de renomados nomes da cultura Lowrider no Brasil e da street music, como Blenzer Low Rider, Funk Buia, DJ Novset, Mr. GrandeE e DJ Julia Weck.

Aos 29 anos, Rafael é considerado fotógrafo precursor do movimento no Brasil. Seu primeiro contato foi aos dez anos com os vizinhos do Capão Redondo, São Paulo – SP, que já estavam inseridos na cena. Aos 15 começou a registrar as atividades ainda de maneira amadora, mas ao chamar atenção com  seu talento, foi indicado para uma oficina de audiovisual em uma ONG na Zona Sul da capital paulistana. Desde então, usa essas ferramentas de trabalho para também registrar e documentar sua vivência dentro desse universo paralelo que é a cultura Lowrider.

Mas afinal, o que é a Matilha Cultural?

Entidade autônoma instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo, atuando com programação multicultural, desde 2009, integrando um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares, tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.

Ao aglutinar projetos e expressões culturais atuais, a Matilha funciona como um centro de ideias coletivas. Toda programação da Matilha Cultural é gratuita ou a preços populares. Nestes anos, aconteceram mais de 100 exposições, centenas de sessões de cinema e eventos musicais, feiras de adoção lançamentos de livros e outros produtos, oficinas com artistas, eventos nas ruas, cursos, entre outros.

A Matilha tem foco principalmente em questões ambientais e de direitos humanos e apoia movimentos artísticos independentes. Mais do que um centro cultural, é também um centro de convergência de idéias e ações em prol do bem comum. Com informação, engajamento e cultura, a Matilha contribui para a construção de uma sociedade mais consciente, ativa, criativa e mais livre.

Serviço:
Exposição “Please Don’t Touch”, de Rafael Ambrosio, na Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 – República, São Paulo, SP
Datas de visitação: Entre 19/05 e 08/06
Visitação: 3ª. a sab. das 12h às 22h; dom. das 10h às 20h
Entrada Colaborativa

Maurício Coutinho
Jornalista MTb/SP 33.886