Farol Santander: Exposições em cartaz até 03 de maio

Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o centro de cultura, empreendedorismo e lazer Farol Santander está localizado no  centro de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento e conta com um grande acervo e atrações fixas além de obras em exibição por tempo limitado.

Exposições em cartaz:

Constelação: somos todos feitos de luz

até 03.05.20 – Terça a Domingo das 9h às 20h – 23° andar 

Somos Todos Feitos de Luz é uma instalação de arte imersiva que utiliza luz interativa, som algorítmico e inteligência artificial (IA) para evocar uma constelação em que cada pessoa se torna uma entre as estrelas. À medida que os visitantes se movem pela galáxia de estrelas, a luz é extraída de suas formas, deixando rastros de sua presença pela paisagem estelar. Uma vez que os visitantes saem, suas trilhas de luz permanecem na constelação e são acrescentadas à coleção de pegadas que outros deixaram para trás. 

CONSTELAÇÃO – SOMOS TODOS FEITOS DE LUZ

A instalação se transforma a cada nova visita. Tanto os conteúdos visuais quanto acústicos foram desenhados para evoluir constantemente, o que garante que cada experiência da peça seja única, refletindo, assim, um universo cuja história está em expansão. Maja Petric colaborou com o cientista computacional Mihai Jalobeanu para criar a tecnologia movida à base de IA da obra. A composição algorítmica foi desenvolvida por Marcin Paczkowski.

Devaneios: os mundos de jeeyoung lee
de 13.02.20 até 03.05.20 – Terça a domingo das 9h às 20h – 22º andar 

Formada pela Universidade Hongik (Coreia do Sul) e ganhadora do Prêmio Arte Soberana em 2012, JeeYoung Lee é conhecida pelas imagens surreais que cria, desde a concepção da ideia até a produção de todos os objetos cenográficos, transformando fisicamente o espaço em grandes maquetes e paisagens imaginativas. JeeYoung Lee te convida a entrar no universo de seus devaneios, te transformando em coautor, testemunha e participante de suas ideias.

É um paralelo com os países maravilhosos de Alice ou os arquipélagos de Lilliput para Gulliver. Desprendida do uso da tecnologia, Lee aposta em seu mundo mental, que nenhuma realidade virtual poderia alcançar. Entrar nas instalações de Lee é como realizar um desejo comum entre as crianças: fazer parte de maquetes. Sem nenhum truque de photoshop ou computador, a artista utiliza uma câmera fotográfica e a diversificação de materiais para produzir todo o cenário sozinha, assumindo os papeis de fotógrafa, designer, escultora, artista e modelo.

Farol Santander
Rua João Brícola, 24

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural