Férias: Opções pelo Centro de São Paulo

Edificio Martinelli em foto de Jose Cordeiro

O ano de 2020 já começou e trouxe junto dele uma agenda imperdível de férias pelos principais pontos turísticos e culturais do centro de São Paulo. O coração da cidade tem muito a oferecer, com programações muito interessantes por museus, edifícios, teatros e outros.

CCBB SP 

O Centro Cultural Banco do Brasil oferece uma ótima programação cultural para quem quer aproveitar ao máximo os primeiros meses do ano. Até 10 de fevereiro é a vez da Mostra Lumière Cineasta, que apresenta um recorte de mais de 100 curtas-metragens produzidos pela Societé Lumière entre 1895 e 1905.

Exposição Chiharu Shiota – Linhas da Vida (Lifelines)

Até o dia 27 de janeiro você pode conferir gratuitamente a exposição, especialmente concebida para o CCBB, que apresenta cerca de 70 obras da artista Chiharu Shiota. São trabalhos inéditos e outros do início de sua carreira (1994).

Domingos Musicais no CCBB

Até o dia 1 de março acontece uma série de apresentações musicais gratuitas, sempre aos domingos, às 16h30 na frente do CCBB SP. O intuito é promover bandas paulistanas de diversos estilos e gêneros.

FAROL SANTANDER

O Farol Santander fica localizado ao lado do Mosteiro de São Bento e conta com um grande acervo fixo e algumas obras em exibição por um tempo limitado. Além disso, você pode planejar uma visita pelo Mirante e Café do 26 por Suplicy, para curtir uma vista da cidade enquanto se delicia com um brunch especial aos sábados e domingos das 09h às 16h, entre várias, outras experiências que o Farol oferece.

Um dos ícones de São Paulo, o Edifício Martinelli

Contemporâneo, sempre
até 26 de janeiro
De terça a domingo, das 9h às 20h
24º andar

Com um panorama de 70 anos da arte brasileira, a exposição reúne um conjunto significativo de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias. Das mais de duas mil obras do acervo de obras de arte do Santander, foram escolhidos 64 trabalhos, divididos nas categorias Abstração, Retrato e Paisagem, que trazem aos visitantes novas possibilidades de leitura e compreensão da arte brasileira.

Tarsila Amaral para crianças

Tarsila para Crianças
até 23 de janeiro
De terça a domingo, das 9h às 20h
19º e 20º andar

Uma exposição inédita “Tarsila para Crianças”, com a curadoria de Tarsila do Amaral (sobrinha neta da artista), Karina Israel e Patricia Engel Secco e produção da YDreams Global. A mostra que utiliza tecnologia sensorial, cenários imersivos e narrativas integradas para retratar o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista Tarsila do Amaral, te possibilita passear por cenários oníricos de grande beleza e até mesmo interagir com criações da artista, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil, a partir de sentidos e sensações.

THEATRO MUNICIPAL

2020 é o ano para o Theatro. Uma programação diversa, inquieta, multicultural e para todos é o que promete a Secretaria Municipal de Cultura para um dos mais importantes teatros do Brasil. Sob a direção artística de Hugo Possolo, o prédio histórico receberá, 7 títulos de óperas, sendo uma encenada fora da Sala de Espetáculos e uma encomenda, 16 programas sinfônicos, apresentações dedicadas à celebração dos 250 anos de Beethoven, peças de teatro e a ampliação do projeto Novos Modernistas. Além disso, com a volta do Caderno de Assinaturas neste ano, o público já poderá garantir o seu lugar com antecedência para as temporadas sinfônica e lírica.

Em janeiro, são duas as atrações que o Theatro oferece:

O Lírico em Cena – 80 anos do Coro Lírico Municipal
De 15 de janeiro a 21 de fevereiro, das 11h às 18h

O Coro Lírico Municipal de São Paulo encerra o ano de comemorações de seus 80 anos com uma exposição que retrata o fazer musical coletivo sem deixar de lado a individualidade de seus cantores e regentes. Por trás de cada história dos 435 coralistas que já passaram por esse corpo artístico, há um ponto em comum: o amor pela música. Essa riqueza de narrativas, somada ao acervo do grupo, reúne elementos que podem servir de base para o enredo de uma ópera. É isso que a exposição cenográfica O Lírico em Cena vai revelar ao público. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta para visitação até 21 de fevereiro de 2020, com uma pausa na virada de ano.

Baixa Terapia – Uma Comédia no Divã
Dias 16 e 17, às 20h
O projeto que retomou as peças teatrais à programação regular de um dos palcos mais importantes de São Paulo também segue em 2020. É o Teatro no Municipal, que traz montagens profissionais que já estiveram em cartaz mas que agora podem ser vistas a R$ 5. E, para abrir a agenda oficial do teatro, já em janeiro, tem a peça Baixa Terapia, uma “comédia no divã” com o ator Antonio Fagundes no elenco. Excepcionalmente serão duas sessões, não às segundas, mas nos dias 16 e 17, às 20h.

Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo
Centro – SP
Fone: 3053.2100

O Lírico em Cena no Theatro Municipal

EDIFÍCIO MARTINELLI
Primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli foi reaberto para visitação em grupo no ano passado, e as visitas neste ano continuam! A construção está localizada no centro de São Paulo, entre a Rua São Bento, Av. São João e a Rua Líbero Badaró.

A visitação é coordenada pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Paulo, com operação da SPTuris. O Edifício foi idealizado e projetado pelo italiano Giuseppe Martinelli e simbolizou o progresso da cidade na década de 1920. Mais de 600 operários trabalharam nas obras da construção, que foi iniciada em 1924.

Edifício Martinelli
Av. São João, 35
Centro – SP

SESC 24 DE MAIO
Em 2020, o clima Olímpico chega antes às 43 unidades do Sesc. O projeto “Sesc Verão 2020” traz diversas modalidades olímpicas e paralímpicas em atividades gratuitas para conhecer e praticar. No caso do Sesc 24 de Maio, localizado na República, o destaque é o badminton.

No espaço do Hall de Esportes, uma quadra oficial do esporte recebe as atividades de vivência, recreação esportiva e desafios. O público é convidado a vivenciar o badminton interagindo com o certame característico da modalidade, desta forma conhecendo melhor as regras e estratégias de jogo.

Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109
Centro – SP

Badminton nas férias do Sesc 24 de Maio

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural