Fundação Iberê abre inscrições para residência artística na quarentena

Inspirada no formato de uma residência artística, a Fundação Iberê lança o projeto Residência Artística de Si. A ideia é compreender a reclusão como uma possibilidade de imersão – no local em que estamos e em nós mesmos – junto a uma rede de compartilhamento e convívio virtual. Podem participar artistas e não artistas maiores de 16 anos. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de abril, pelo e-mail [email protected].

Serão oito encontros, entre os dias 13 de abril a 1º de maio, das 14 às 17h, por teleconferência. “Como sentir-se parte do mundo, quando ele nos limita às nossas casas? Que afetos nos sãos possíveis? Esta é a proposta da residência: três semanas de um campo fértil de discussão, experimentação e criação artística (fotografia, vídeo, som e texto), tendo como base as poéticas do corpo, do espaço e da conjuntura”, explica Larissa Fauri, coordenadora do Programa Educativo do centro cultural.

Residência Artística em Si – Foto Gabriela Castro

A Fundação Iberê tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, Renner Herrmann S/A e Lojas Renner, OleoPlan, Banco Safra, e apoio de Ventos do Sul, BTG Pactual, Grendene, Unifertil, Nardoni Nasi, DLL Group, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Tecnopuc e Plaza São Rafael, com realização e financiamento da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania / Governo Federal. O Programa Educativo/ Iberê nas Escolas tem o patrocínio de CMPC – Celulose Riograndense e Dufrio, com realização e financiamento da Secretaria Estadual de Cultura/ Pró-Cultura RS, Secretaria da Educação – Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Educação – Prefeitura de Guaíba e Viação Ouro e Prata.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural