Guto Lacaz até 29.03 no Museu da Cidade de SP

A mostra de Guto Lacaz no Museu da Cidade de SP, localizado na Rua da Consolação, 1024, marca a retomada do programa curatorial Gabinete do Desenho.

“A exposição apresenta uma intersecção entre as diversas linguagens que o artista transita. São cinco instalações inéditas expostas entre poesias visuais, desenhos, gravuras, publicações e objetos, obras que pontuam um arco de quase 40 anos da produção do artista. Soma-se a esse material vídeos que documentam intervenções urbanas, performances e entrevistas com o artista, a fim de ampliar a reflexão em torno de sua produção”, diz Douglas de Freitas, curador convidado.

Carlos Auguto Martins Lacaz, o Guto Lacaz, é um dos mais consagrados artistas multimídia da atualidade, além de ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Formou-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974.

Um dos maiores nomes das artes plásticas – Guto Lacaz

“Guto Lacaz é antes de tudo um mágico. Mágico ou mago? Lida com as formas e, ao mesmo tempo, as formas lidam com ele. Sei que é criador de sonhos. Tem a inocência terrível dos gênios e dos anjos rebelados contra a rotina. Na Idade Média causaria perplexidade aos doutores da Sorbonne e conseguiria atravessar no bojo de seus inventos as fogueiras da Inquisição. No Romantismo seria homem das barricadas ou habitante de domínios sobrenaturais. Há nele curiosa simbiose do misticismo com a ciência. Lida com os elementos com a religiosidade de um alquimista e o espírito indagador da mecânica quântica. Às vezes é o trovador do castelo perdido; outras, o menino que inventa no fundo do quintal o alçapão para caçar nuvens. Ludicamente leva a vida a sério. Sabe que somos peças num jogo de xadrez e oferece um anel à mão que joga com nossos destinos”. Paulo Bomfim

Guto Lacaz no Museu da Cidade de SP

Serviço

Mostra de Guto Lacaz

Museu da Cidade de São Paulo

Rua da Consolação, 1.024
Visitação: até 29.03. 2020
Horários: 3ª. a domingo, das 9 as 17h
Entrada gratuita

Agendamento de grupos:
[email protected]

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural