Iniciativas levam música e oficinas ao centro da cidade neste final de ano

Dedicados a requalificar o centro da cidade de São Paulo, moradores e comerciantes da região estão organizando atividades culturais nas praças e palcos do eixo República-Anhangabaú.

Na praça da República, os coretos que até pouco tempo estavam abandonados, têm recebido apresentações de artistas da velha guarda todos os finais de semana, dando vida e cor ao local. No largo Paissandú, a famosa Galeria do Rock tem recebido apresentações de bandas de Jazz e outros gêneros às quintas-feiras em um palco montado em frente ao Art Palácio, edifício que entre os anos 1930 e 1970 abrigou o cinema de mesmo nome, fazendo parte da chamada “Cinelândia Paulistana”.

“O centro não precisa de revitalização, ele precisa de valorização e um pouco de zeladoria. E um é consequência do outro”, comenta Marcone Moraes, vice-presidente do Instituto Cultural Galeria do Rock e parte do conselho administrativo do mesmo condomínio.  Ele ressalta a importância do elemento humano nesse processo. “O elemento humano é essencial porque sem ele ano há legitimidade [para revitalização]. A gente consegue construir um palácio no meio do deserto, mas como vamos criar um significado pra isso?”. A Galeria também receberá neste final de ano a apresentação do Coral USP, cantando clássicos do Rock em homenagem ao natal.  Desde 2013 o evento não acontecia.

“A ideia surgiu da necessidade de levar um pouco mais de cultura pro centro, mas fora de ambientes fechados”, conta Moares. Com isso, o Instituto Cultural Galeria do Rock pretende “sensibilizar as pessoas através da arte”, como definiu o seu vice-presidente. “Isso faz parte do nosso propósito de vida. E quando eu falo nosso, falo das pessoas que idealizaram o conceito da Galeria do Rock, que é de levar harmonia para as pessoas”, explica Moraes. A mesma motivação tem movido Maurício Coutinho, Jornalista e produtor da Vozes & Sons na República. A iniciativa consiste em atividades no coreto da praça da República, local que durante a semana tem sido usado como abrigo por pessoas em situação de rua.

“São várias as pessoas que têm elogiado a iniciativa para contribuir para a requalificação da região central. E estamos fazendo também um resgate de artistas de gerações passadas que tiveram suas raízes no centro da cidade”, explica Maurício ao reconhecer que as atividades contribuem para fortalecer o comércio e outras atividades no centro da cidade.

Agenda:

Dia 20 de dezembro: apresentação musical em frente ao ArtPalácio, às 17h30

Dia 21 de dezembro
Atividades no coreto da Praça da República
11:00h: Ginástica Kenko Taisso com a instrutora Suzuky
16:00h: “Pocket” desfile de Meggy Abade Recycle Show
17:00h: Cantor Velaske Brawm
17:30h: Cantora Bernadete
18:30h: Grupo MusicMan Jazz

Apresentação de natal do CoralUSP às 19h30, na Galeria do Rock

Dia 22 de dezembro: Apresentação do CoralUSP na galeria do Rock às 13h e às 19h30.

 

Por @CleytonVilarino