Itaú Cultural apresenta Cacilda

Isabella Lemos como Cacilda em Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!

 

Em junho, Cacilda Becker, a grande dama do teatro brasileiro, que completaria 100 anos em 2021, vem ao Itaú Cultural em dose dupla: em plataforma on-line, a organização traz apresentações cênicas que se inspiram em sua vida e obra, ambas às 20h.

No dia 10, com direção de Eduardo Figueiredo e texto de Erikah Barbin e Leona Cavalli, acontece a leitura Cacilda… por ela mesma!; já no dia 11, com texto de Zé Celso e Lenise Pinheiro, também diretora da peça, é exibida uma gravação de Viva Cacilda! Felicidade guerreira!.

Cacilda Becker e Paulo Autran

Cacilda… por ela mesma! é uma adaptação do livro Uma atriz, Cacilda Becker, de Maria Tereza Vargas e Nanci Fernandes, que contém entrevistas da artista e de amigos. Além disso, a leitura abarca trechos de sucessos de Cacilda como Anjo de pedra, de Tennessee Williams, e Pega fogo, de Jules Renard e Alma Winemiller. Leona, que em 1998 encarnou a homenageada em Cacilda!, do Teatro Oficina, volta a interpretá-la, em companhia dos atores Maurício Machado e Marco Antônio Ferraz.

Viva Cacilda! Felicidade guerreira! é criada a partir de Cacilda! – Lenise trabalha trechos do original de Zé Celso e acrescenta um interlúdio. Produzida pelo Coletivo Takamakina de Teatro, com interpretação de Isabella Lemos, a narrativa exibe a arte e a ação política da protagonista, em uma narrativa enriquecida com fotos de acervo – algumas inéditas. Gravada no Teatro Pequeno Ato em 2021, a peça conta ainda com música tema de José Miguel Wisnik e áudios do ator Marco Ricca.

Cacilda Becker e Walmor Chagas (1930-2013) em cena de Esperando Godot. Eles foram casados e, mesmo após separados, mantiveram a amizade e a parceria profissional até o fim

Cacilda Becker Yáconis (1921-1969) foi atriz, presença importante na história do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e fundadora do grupo Teatro Cacilda Becker. “Considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro”, informa a Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira, “sua atuação extrapola os palcos e chega ao rádio e à televisão, transitando entre diferentes modos de fazer e pensar a dramaturgia no Brasil”.

Leitura Cacilda…por ela mesma!
10 de junho, às 20h
on-line – plataforma Sympla/Zoom
Palco virtual – 270 ingressos

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural