Japan House traz programação online nessa quarentena

Respeitando o distanciamento social, entre as atividades da Japan House São Paulo, o público tem a oportunidade de participar de lives, conversar com o núcleo Educativo do centro cultural, receber dicas culturais da equipe da JHSP e revisitar exposições que já passaram pela casa.

Para esse mês de junho, uma sequência de posts com informações completas sobre tradições nipônicas, como curiosidades sobre o mês de junho e o período de chuvas no Japão, época que marca o minazuki (水無月), ou “mês das águas”, que é essencial para as plantações de arroz do país. Uma análise sensorial também aparece entre a sequência de posts, recordando uma atividade realizada durante a exposição “Aromas e Sabores”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo entre junho e setembro de 2018. A proposta é treinar a memória olfativa de cada pessoa, fazendo-as perceber como os cheiros podem despertar a memória afetiva de todos.

O público pode contar também com os truques de mágica de Celio Amino. Dessa vez, o mágico ensina um novo truque inspirado no Jankenpô, também conhecido como Pedra-Papel-Tesoura. Ao final do vídeo, ele também conta um pouquinho da história da brincadeira, famosa não só no Japão como no mundo todo. Ainda seguindo a temática do ‘brincar’, a programação traz também uma oficina de Kamifusen,  balão feito com papel leve e dobrável e com uma pequena entrada para o ar. Para brincar se deve tentar inflar o balão e mantê-lo no ar apenas batendo com a palma das mãos.

“Conversa com o Educativo”, que acontece toda terça-feira, às 16h, e tem como objetivo a troca de conhecimentos e diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados a arte e cultura nipônica, segue na temporada com as temáticas “Chiharu Shiota: Conexões Invisíveis”, com uma conversa sobre as conexões que as pessoas tem desenvolvido umas com as outras nesse atual momento, tendo um diálogo inspirado no trabalho da artista Chiharu Shiota, que expôs recentemente na Japan House São Paulo.

O episódio 4 do podcast da Japan House São Paulo também terá um espaço dedicado para ele, que traz uma análise sobre a obra “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon. Toda quinta-feira, um #tbt das principais exposições que já passaram pelo centro cultural será lembrado. Uma novidade é a JHSP Live, que traz no dia 11 de junho,  uma conversa entre Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da Japan House São Paulo) e Eric Klug (Presidente da Japan House São Paulo),  sobre  a experiência profissional de Eric na área cultural, planos futuros para a Japan House São Paulo, entre outros assuntos.

 

Serviço:

www.japanhouse.jp/saopaulo

Facebookwww.facebook.com/JapanHouseSP/

Instagram: @japanhousesp

Twitter: //twitter.com/japanhousesp

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural