Livros interativos são tendência no mercado nacional

Diretora da Catapulta Editores explica sobre a importância dos títulos no aprendizado infantil

O livro tem papel fundamental na educação e desenvolvimento das crianças. O crescimento do mercado literário faz com que as editoras lancem, cada vez mais, títulos com diferentes propostas de interação. No mês em que se comemora o Dia do Livro no Brasil e no mundo, conheça mais sobre o universo da literatura infantil.

A proposta de entreter as crianças enquanto elas aprendem com o livro é umas das que têm boa aceitação entre os pequenos. “Muitos dos títulos paradidáticos e didáticos são interativos, ao mesmo tempo que ajudam no desenvolvimento da criatividade e da compreensão”, explica a diretora da Catapulta Editores no Brasil, Carmen Pareras.

ARTY-MOUSE-PINTE-COM-OS-DEDOS

Em 18 e 23 de abril, comemora-se o Dia de Monteiro Lobato (também conhecido como Dia Nacional do Livro) e o Dia Internacional do Livro, respectivamente. Os clássicos de Lobato permanecem presentes na memória de muitos adultos – e certamente inspiram as produções atuais. “A possibilidade de interagir com os títulos é uma das novidades dos livros contemporâneos”, afirma Pareras.

Interação e recursos sensitivos fazem com que os pequenos se interessem mais pelos títulos. Pareras comenta sobre a separação por faixa etária de cada obra, que contribui para o desenvolvimento das crianças. “Em cada idade, os pequenos precisam de determinados estímulos e apresentam respostas específicas. Pensar em conteúdo de acordo com a faixa etária permite trabalhar melhor a imaginação da criança”, acrescenta a diretora da Catapulta Editores no Brasil.