Marcos arquitetônicos que você precisa conhecer no centro de São Paulo – parte 2

Marcos arquitetônicos que você precisa conhecer no centro de São Paulo – parte 2

Ver grandes exemplos de arquitetura no centro de São Paulo é um passeio gratuito, que pode ser feito a pé e em pouco tempo.

CINE IPIRANGA

É uma boa dica para quem está de passagem pela cidade e não quer gastar muito. Um par de tênis confortáveis e disposição para caminhadas leves é tudo o que você precisa para se maravilhar com a arquitetura histórica da cidade.
 
Um exemplo são as obras do arquiteto icônico Rino Levi. Nascido em São Paulo, capital, no dia 31 de dezembro de 1901, mudou-se para a Itália em 1919. Foi lá que ele se formou arquiteto pela Escola Superior de Arquitetura de Roma. Voltou ao Brasil em 1925 cheio de conhecimento e inspiração para deixar marcos inesquecíveis em nosso país. Levi foi responsável por várias das primeiras obras de arquitetura moderna do país, como o Edifício Columbus, de 1932, o Edifício Guarany e o Edifício Sarty.
 
E um destaque interessante: é dele a primeira garagem vertical de São Paulo, o edifício América, hoje tombado. Quer ver como é? Fica próximo à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, entre a Riachuelo e atual 23 de maio, próximo ao Vale do Anhangabaú. Ao todo, ele tem 7 obras tombadas na cidade desde 2010.
Hotel Excelsior e Cine Ipiranga
Levi no cinema
 
Uma boa novidade é que o Cine Ipiranga (localizado na avenida Ipiranga, esquina com São João), criação de Levi que estava fechado desde 2005, deve viver uma revitalização em breve, impulsionada por agentes da iniciativa privada. Como o cinema é um patrimônio tombado, sua reforma terá de ser supervisionada e aprovada pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), dentre outros órgãos. Mas vai acontecer.
Marcelo Forlani, do grupo Omelete, um dos impulsionadores da revitalização, fala com entusiasmo da curadoria que pretende fazer ali. A ideia não é competir com grandes redes, mas fazer reprises de clássicos e maratonas de séries populares, como Game of Thrones. Assim, o centro será um ponto de encontro da cultura pop.
 
A previsão é que o espaço seja reaberto em 2019.
Art Palácio – 1957
 
Já o Art Palácio, também projetado por Rino Levi, pertence atualmente à prefeitura e também está nos planos de reutilização de André Sturm, atual secretário municipal de Cultura.
Por Luiz Marcondes para VCSP