Masp traz concerto para piano em seu auditório

Masp, um marco na arte e cultura do Brasil

Com o concerto “De sons e terras distantes”, no próximo dia 28 de março, será realizado no auditório do MASP a apresentação de peças para piano, fruto da parceria entre o filósofo armênio, George Gurdjieff, e pelo compositor e pianista ucraniano, Thomas De Hartmann. O projeto será realizado por 18 pianistas que apresentarão cerca de 30 dessas peças compostas no início do século 20.

As peças que serão apresentadas neste concerto são resultado das investigações do filósofo armênio George Ivanovich Gurdjieff pelo Oriente, e reúnem elementos de culturas e tradições espirituais muito antigas de regiões próximas aos mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo, com destaque para o Sufismo. Para Gurdjieff, a música (assim como o movimento, a exemplo da dança dos dervixes sufis), desempenha um papel central em seu sistema filosófico.

Masp apresenta peças com 18 pianistas

De volta à Europa, na Paris do início do século 20, ele apresentou essas músicas ancestrais ao compositor e pianista ucraniano Thomas De Hartmann, que as arranjou para o piano. De Hartmann, então com 31 anos de idade, era um músico de sucesso, tendo estudado com alguns dos maiores compositores russos da época, entre eles Rimsky-Korsakov.

Serviço

“De sons e terras distantes” de Gurdjieff & De Hartmann

28.03, sábado as 19:30h

Auditório MASP

Av. Paulista, 1578

Ingressos: R$ 40 e R$ 20,00

Masp: http://www.masp.byinti.com

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural