Museu de Arte Sacra SP apresenta mostra de presépios no Centro SP

Localizado próximo a estação Tiradentes do Metrô, o Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugurou uma exposição de presépios intitulada “Gesù è nato a Napoli”. O objetivo da mostra, que permanecerá aberta ao público até o dia 6 de janeiro de 2021, é transportar os visitantes para o velho continente, mais precisamente para a Itália.

Os anjos são os grandes anfitriões

Os visitantes são recepcionados por anjos heráldicos, “os grandes anfitriões do caminho. Eles estão presentes, pontuando o percurso revestido de transparências e sobreposições em verde”, explica o curador da exposição Marcelo Sampaio Ramos. O caminho a ser percorrido é indicado e resguardado pelos anjos, que guiam o visitante até a cena mais representativa: um exemplar do Presépio Napolitano elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi.

Presépios no Museu de Arte Sacra

Chegando na sala principal, onde se encontra o presépio napolitano de 129 peças de Omar Moreschi, uma ária da ópera ‘La Cantata dei Pastore’ dá as boas-vindas aos visitantes. Esta obra musical conta a lenda de um menino pastor que sonhou com o nascimento de Jesus em Nápoles.

Mostra de presépios prossegue no metrô

Na Estação Tiradentes do Metrô, linha azul acontece a exposição “Presépios no Metrô”, que convida os usuários do transporte coletivo a fazer uma pausa para admirar a beleza de 18 presépios expostos, que constituem o nascimento de Jesus em diversos locais, desde Salvador, na Bahia, até o berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.

Dentre os materiais utilizados na confecção dos presépios estão desde uma embalagem de chocolate que dá brilho à catedral polonesa até materiais orgânicos como palha de milho, cabaça e barro. (EPC)

Saiba mais sobre o Museu de Arte Sacra de São Paulo

Uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra, o Museu localiza-se na cidade de SP, ala esquerda do Mosteiro da Luz, um convento de recolhimento de monjas enclausuradas, fundado em 1774, por iniciativa de Frei Galvão (1739-1822) onde estão seus restos mortais, foi o primeiro santo brasileiro. O mosteiro é a única edificação colonial do século XVIII em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais. Encontra-se inserido em meio à última chácara conventual urbana do país. Foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional em 1943, pelo então SPHAN (atual IPHAN) e, posteriormente, pelo Condephaat.

Serviço
Mostra de Presépios “Gesù è nato a Napoli”

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Até 6 de janeiro de 2021
Visitação Gratuita
Avenida Tiradentes, 676
Próximo Metrô Tiradentes
Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural