Museu do Futebol tem programação recheada para o fim de semana de Páscoa

Que tal aproveitar o feriadão e curtir uma programação especial feita pelo Museu do Futebol? A instituição do Governo do Estado de São Paulo preparou diversos eventos para os dias 16 e 17 de abril, destinados a todos os públicos.

 Começando pela segunda edição da Feira Ilê-Ifè, a Feira Afro do Museu do Futebol, que acontece no dia 16, das 10h às 18h, na área externa. Depois do sucesso da primeira edição em janeiro, o evento está de volta e contará com a participarão de afroempreendedores que vão expor materiais dos seguimentos de acessórios, decoração, educação, alimentação e vestuário.

Esta edição contará ainda com a editora afrobrasileira Quilombhoje e dois empreendedores africanos: um do Senegal e outro da Costa do Marfim. Além disso, haverá a apresentação do grupo musical Pagode Classe A em frente ao restaurante Bubu, às 14h, com duas horas de duração.

Já para a criançada, o Espaço Dente de Leite também está volta depois de dois anos, com público presencial. O espaço será montado dentro do Museu do Futebol, sempre no terceiro fim de semana de cada mês, das 10h30 às 16h, com atividades lúdicas para bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores. Especialmente nos dias 16 e 17 de abril, o espaço será temático de Páscoa e terá contação de história e música com Amanda Lioli (narradora) e Edson Luna (músico), da equipe da Arte Despertar, a partir das 10h45, com duração de 40 minutos, tanto no sábado, quanto no domingo.

A apresentação começará com diversos cacuriás, dança típica do Maranhão, que trazem brincadeiras corporais e dançadas, seguidos da história “Quem é o dono do Ovo?”. Para finalizar, será proposta uma orquestra improvisada com as crianças, para que elas toquem e experimentem os instrumentos. A atividade não tem custo adicional para os visitantes que adquirirem o ingresso para a exposição.

Mais tarde, às 11h, o Museu sediará em seu auditório o lançamento do documentário “Da várzea ao centro: por uma outra parentalidade”, produzido pelo Coletivo Rosanegra Ação Direta e Futebol. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com a diretora, Soraia Oliveira Costa, a pesquisadora Aira Bonfim e Adriana Shiraishia, participante do documentário e jogadora do Rosanegra.

Fechando a programação especial de Páscoa, será realizado mais um Encontro de Colecionadores de Figurinhas. O evento voltou a ser realizado no início do mês de abril e acontece a cada duas semanas (com exceção do dia 30 de abril), das 9h30 às 15h30. Os colecionadores podem trocar quaisquer tipos de figurinhas, não apenas de futebol, mas a comercialização de itens é proibida.

Por fim, para completar o passeio, vale uma visita à exposição principal do Museu do Futebol, que fica aberto das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h. Há a possibilidade de fazer visitas mediadas pelo time de educadores, com grupos de até dez pessoas, formados por ordem de chegada na entrada do museu aos sábados e domingos.