Museu Judaico é inaugurado no Centro de SP

Fruto de uma iniciativa da sociedade civil acalentada por quase duas décadas, o Museu Judaico de São Paulo (MUJ) abre suas portas visando cultivar as diversas expressões, histórias, memórias, tradições e valores da cultura judaica, em diálogo com o contexto brasileiro, com o tempo presente e com as aspirações de seus diferentes públicos.

Amparado por um programa cultural e participativo que entrelaça a experiência judaica à cultura brasileira e à arte contemporânea, o MUJ nasce comprometido com a coexistência entre os variados grupos sociais e identidades, com o combate à intolerância e ao preconceito, com a educação e a transmissão intergeracional, valores a um só tempo universais e judaicos.

Instalado em um edifício tombado pelo patrimônio municipal e guardião do maior acervo judaico do país, constituído integralmente por doações, o MUJ considera a memória como fenômeno vivo, fonte de resistência e sobrevivência, em permanente transformação.

Projetado no estilo bizantino, o prédio do Templo com seus sete lados, enfatiza os sete dias da Criação, as sete cores do arco-íris. Durante décadas, ali gerações celebraram suas datas especiais. Em 2004, o Beth-El passou, em comodato, as instalações para o Museu Judaico de São Paulo.

A exemplo de outros museus pelo mundo, que tiveram sua origem em sinagogas, o espaço passa por uma ampla reforma, que preserva o ambiente original e amplia seu objetivo, perpetuando a memória daqueles que viabilizaram o núcleo inicial. Desde então, a comunidade Beth-El tem sua sede na Rua Caçapava 105, Jardins.

O Centro de Memória/CDM é fruto do patrimônio do antigo Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, instituição que colecionou por 40 anos documentos importantes, publicações e raridades sobre a comunidade judaica no Brasil. Hoje, o Museu Judaico de São Paulo é responsável pelo acervo documental e de objetos, que tratam sobre os imigrantes, as instituições, a cultura e a contribuição à sociedade brasileira.

Fotos: Jacques Royzen – @jroyzen.fotografia

Museu Judaico
De terça a domingo
das 10h às 19h – entrada até às 18h
Rua Martinho Prado, 128

Home