O centro de São Paulo ganha polos culturais com novo Sesc e Instituto Moreira Salles

Escadaria interna no Instituto Moreira Salles - Eduardo Knapp/Folhapress

No burburinho do centro, perto do Theatro Municipal e da Galeria do Rock, está um imponente prédio de 13 andares que, a partir deste sábado (19), deve virar um dos principais polos culturais da cidade.

O novo Sesc 24 de Maio abre as portas com apresentações gratuitas de peso já no primeiro fim de semana: leitura dramática com Fernanda Montenegro e recital da escritora Conceição Evaristo estão entre as atrações. Martinho da Vila faz show na rua em frente.

“A cidade entra na unidade e vice-versa”, diz Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o espaço conta com teatro (245 lugares), restaurante, biblioteca, áreas de exposições, convivência e prática esportiva –com direito a uma parede de escalada. Um dos destaques é a piscina no topo do edifício, com vista panorâmica para a cidade.

Junto com o Sesc, a cidade ganha em breve outro importante centro cultural, o Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, que deve ser inaugurado no dia 20 de setembro.

Explore esses e outros espaços que estão movimentando a cena cultural da cidade.

Especial. SESC 24 de Maio.. Moveis desenhados pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha ocupam area comunitaria (andar abaixo da piscina) da nova unidade do SESC( localizado no centro de Sao Paulo).
Móveis do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no Sesc 24 de Maio – Eduardo Knapp/Folhapress

SESC 24 DE MAIO

Apresentação Esportiva – Ginástica Artística 
Atletas da seleção de ginástica artística que se destacaram na última Olimpíada, como Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Arthur Zanetti, fazem apresentação.
Sesc 24 de Maio – esportes, 8º andar – R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. Sáb. (19): 10h. Livre. GRÁTIS

Canto de Vida e Obra – Conceição Evaristo 
Poemas e contos sobre mulheres são musicados pelo grupo Morabeza Nação e recitados pela escritora Conceição Evaristo, destaque da última Flip.
Sesc 24 de Maio – teatro, 1º subsolo – R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. 216 lugares. Sáb. (19): 15h. Até 19/8. 45 min. Livre. GRÁTIS 

Cine Piano – Comédias Silenciosas 
Filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton serão projetados em uma tela de cinema com trilha sonora interpretada ao vivo pelo pianista Tony Berchmans.
Sesc 24 de Maio – teatro, 1º subsolo – R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. 216 lugares. Dom. (20): 13h. Até 20/8. 60 min. Livre. GRÁTIS 

Arte do Sesc 24 de Maio *** ****

Encontro do Samba com o Maracatu 
Músicos de escolas de samba e de blocos de maracatu fazem cortejo itinerante pelo centro e se encontram em frente ao Sesc para uma batucada.
A bateria da escola de samba sai do lgo. do Paissandú e o bloco de maracatu da pça. da República. Sáb. (19): 14h. 60 min. GRÁTIS

Martinho Rap Samba Rock 
O sambista Martinho da Vila se apresenta ao lado do rapper Rashid e de Tereza Gama e Marco Matolli, integrantes do Clube do Balanço.
Esquina da r. 24 de Maio com a r. Dom José de Barros. Dom. (20): 17h. 90 min. GRÁTIS

Nelson Rodrigues por Ele Mesmo 
A atriz Fernanda Montenegro faz leitura dramática de trechos do livro “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo”, compilação de crônicas e entrevistas do dramaturgo.
Sesc 24 de Maio – teatro, 1º subsolo – R. Vinte e Quatro de Maio, 109, tel. 3350-6300. Sáb. (19): 19h. Dom. (20): 16h. 80 min. 12 anos. Retirar ingr. a partir das 13h. GRÁTIS

Pelas Trilhas do ​Sesc 24 de Maio 
Criado para guiar os visitantes pelo Sesc, o personagem Paralelepípedous Concretus Júnior leva os participantes a conhecer a nova unidade de maneira lúdica e interativa.
Sesc 24 de Maio – R. Vinte e Quatro de Maio, 109, tel. 3350-6300. Sáb. (19) e dom. (20): 12h, 14h e 16h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Especial. Escadas interna da nova sede do Instituto Moreira Salles. Local sera aberto ao publico em meados de Setembro
Escadaria interna no Instituto Moreira Salles – Eduardo Knapp/Folhapress

INSTITUTO MOREIRA SALLES

Durante os últimos quatro anos, quem passava pela Paulista podia acompanhar a nova unidade do Instituto Moreira Salles se erguer num edifício de sete andares.

Instalado entre as ruas Bela Cintra e Consolação, o centro cultural deve, enfim, abrir as portas em 20 de setembro –marcada para 21 de agosto, a inauguração foi adiada por atraso nas obras.

A programação é focada na fotografia. Uma exposição do fotógrafo suíço Robert Frank, uma mostra coletiva de nomes como Bárbara Wagner, Letícia Ramos e Jonathas de Andrade e a videoinstalação “The Clock”, de Christian Marclay, premiada na Bienal de Veneza, são os primeiros destaques. Shows e exibição de filmes também farão parte da agenda do espaço, que promete atrair público ainda com o restaurante e o café Balaio, do chef do Mocotó, Rodrigo Oliveira.

Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120

Arte do Instituto Moreira Salles *** ****

Fotografia 

Foco do acervo do instituto, a fotografia terá lugar de destaque. Um dos andares será dedicado a uma biblioteca de publicações fotográficas que pode abrigar até 30 mil itens, entre livros, catálogos e revistas. O último pavimento divide-se entre o acesso multimídia ao acervo e ateliês e laboratório para cursos. A Livraria da Travessa do centro cultural também terá obras sobre fotografia.

Exposições 
Uma área de 1.200 m², dividida em três andares, será destinada a mostras. Na inauguração, uma das atrações é a série “Os Americanos”, do influente fotógrafo Robert Frank, além de uma coletiva de nomes da fotografia contemporânea brasileira que aborda o corpo como elemento de atuação política. “The Clock”, videoinstalação de Christian Marclay com 24 horas de duração, deve testar a resistência dos fãs de arte.

Cinema 
A programação prevê mostras temáticas, como a dedicada à obra cinematográfica do suíço Robert Frank, com 25 filmes, que inaugura a sala de cinema. A proposta curatorial da sala é exibir cópias de filmes em seus formatos originais de produção ou cópias digitais de alta qualidade em DCP (Digital Cinema Protocol).

Música 
O espaço irá receber apresentações musicais de artistas que dialogam com o acervo do IMS, que inclui coleções de compositores aclamados como Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga. Serão dois shows mensais: um às terças, no cineteatro, e outro aos domingos, no térreo.

Gastronomia 
Rodrigo Oliveira, chef das casas de comida nordestina Mocotó e Esquina Mocotó, irá comandar o restaurante e o café Balaio no centro cultural. Assim como os espaços irmãos, os novos terão cardápio com influências brasileiras. Também serão servidos, por lá, clássicos dos restaurantes de Oliveira, como os dadinhos de tapioca.

O Estúdio Lâmina, na São João, abriga shows e exposições *** ****
O Estúdio Lâmina, na São João, abriga shows e exposições – Allyson Alapont/Divulgação

CENTROS CULTURAIS

Al Janiah 
Misto de bar, restaurante árabe e espaço cultural, o Al Janiah, do palestino-brasileiro Hasan Zarif, abriu as portas em 2016 na rua Álvaro de Carvalho, mas mudou-se há seis meses para o Bixiga. Na programação, há cursos de línguas, debates, shows e eventos de celebração da cultura dos imigrantes.
R. Rui Barbosa, 269. Ter. a qui.: 18h às 24h. Sex. e sáb.: 18h. Couvert artístico: R$ 10.

Associação Cultural Cecília 
Inaugurada em novembro de 2008, a casa tem a proposta de abrir espaço para a arte fora dos padrões comerciais. Com curadoria de sócios como Renato Joseph e Mariângela Carvalho, a associação recebe eventos musicais, gastronômicos, teatrais e artísticos –já foi até cenário de casamento e pretende abrir um café ainda neste ano. Neste sábado (19), terá shows dos cantores Edgar e Soledad.
R. Vitorino Carmilo, 449, Barra Funda. Ter. a dom.: 12h às 24h. Livre. 

Bendgy 
Idealizado pela artista plástica Pacolli, o espaço de arte underground ocupa uma casa na Vila Buarque desde abril deste ano, mas já existia como evento itinerante desde 2007. Com um acervo de artistas independentes, promove exposições e shows e oferece comidinhas, como lanches veganos, chás e cervejas. Atualmente, sedia a exposição individual do artista Jaca, que fica em cartaz até 21/10.
R. Gen. Jardim, 554, Vila Buarque. Aos sábados, a partir das 14h. Livre. É necessário consultar a programação p/ facebook.com/bendgysp. GRÁTIS

Breu 
Ocupando um galpão na Barra Funda, o Breu é um espaço de experimentação de seis artistas: Gabriel Pitan Garcia, Júlio Lapagesse, Pedro Ivo Verçosa, Rafaela Foz, Renata Casagrande e Virgílio Neto. O vão livre, no primeiro andar, é usado para sediar atividades como exposições, performances e debates –a maioria tem entrada gratuita, mas alguns cursos podem cobrar taxa de inscrição. No segundo piso, estão os ateliês. Na ativa desde março, a casa cede seu espaço para a feira Polvo em 27/8.
R. Barra Funda, 444, tel. 3663-6899. Qui. a sáb.: 15h às 20h. Livre. 

Centro Cultural Aliança 
Inaugurado em julho, o centro é o novo espaço da Aliança Cultural Brasil-Japão, associação criada em 1956. O local tem 751 m e abriga sete salas, onde são ministrados cursos de língua japonesa e artes, além de um auditório para palestras, uma biblioteca e uma área dedicada a aulas de culinária. Em 2 e 3/9, será realizado o Festival de Cultura Japonesa, com exposição e workshops de temas como shodo (caligrafia japonesa) e ikebana (arranjo floral).
Centro Cultural Aliança – R. Dep. Lacerda Franco, 328, Pinheiros, tel. 3209-6630. Seg. a sex.: 8h às 20h. Sáb.: 8h às 16h. Livre. GRÁTIS

a Mooca, o Disjuntor recebe exposições, oficinas, shows e workshops *** ****
Na Mooca, o Disjuntor recebe exposições, oficinas, shows e workshops – Divulgação

Disjuntor 
“Espaço híbrido que transborda cultura independente”, o Disjuntor surgiu em setembro de 2016 pelas mãos da artista visual Mônica Rodrigues Fernandes, do artista plástico Mozart Fernandes e do empresário Tatá Crippa. Localizado na Mooca, o espaço recebe exposições, oficinas, workshops, festas, concertos e shows. Além disso, conta com um bar que serve bebidas (a água é cortesia da casa) e comidinhas de restaurantes da região. Nas quintas-feiras de agosto, o Disjuntor recebe o músico Zé Cafofinho e o DJ Ubunto.
R. da Mooca, 1.747, Mooca, tel. 2291-2120. Qui.: 14h às 24h. Sex. e sáb.: 14h às 4h. Dom.: 14h às 22h. Livre. GRÁTIS 

Epicentro Jardins 
O espaço multidisciplinar promove ações de arte e lazer nos Jardins, além de incentivar a produção independente local. Concebido pelos designers Pedro Avila e Sebastien Orth e aberto em março deste ano, o projeto tem um calendário voltado para arte, cultura e design contemporâneos, com mostras e exposições. Na área externa, promove feiras, como a primeira edição do Mercado de Cosmetologia Natural, neste sábado (19). Às terças, recebe uma feira de orgânicos.
R. da Consolação, 3.423, Cerqueira César. Ter.: 9h às 15h. Sáb.: 11h às 18h. Livre.

Estúdio Lâmina 
Inaugurado em novembro de 2011 como casa-galeria, estúdio de criação e residência artística, o estúdio fica em um prédio dos anos 1940, próximo ao Anhangabaú, e conta com um café-bar. Focando o cenário cultural independente, o espaço, que tem curadoria de Luciano CortaRuas, recebe exposições, shows, festas, lançamentos, palestras e workshops, entre outros.
Av. São João, 108, Centro, tel. 3228-6815. Ter. a sex.: 14h às 22h. Livre.

Japan House 
Espaço dedicado à cultura nipônica, aberto em maio deste ano na avenida Paulista, a Japan House tem atraído grandes filas. Iniciativa do governo japonês, o local tem, em seus três andares, atrações voltadas à arte, à gastronomia e à tecnologia, sempre gratuitas. Há duas exposições em cartaz: “Subtle – Sutilezas em Papel”, com curadoria do designer Kenya Hara, e “Kengo Kuma – Eterno Efêmero”, com obras do arquiteto japonês.
Av. Paulista, 52, Bela Vista, tel. 3090-8900. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 18h. GRÁTIS

GALERIAS

Adelina Galeria 
A galeria, inaugurada em abril, em Perdizes, se dedica à arte contemporânea. O foco é a produção de artistas latino-americanos. Além de exposições, o espaço também recebe ações educativas.
Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes, região oeste, tel. 3868-0050. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. GRÁTIS

Face Gabinete de Arte 
O espaço abriu as portas em junho, no endereço em Pinheiros onde funcionava a galeria Mezanino. Idealizada pela museóloga Eugênia Gorini Esmeraldo e pelo engenheiro Francisco de Assis Esmeraldo, a galeria se dedica a artistas revelados ou incentivados por Pietro M. Bardi (1900-1999), um dos fundadores do Masp.
R. Cunha Gago, 208, Pinheiros, região oeste, tel. 3813-7330. Ter. a sex.: 11h às 19h. Sáb.: 11h às 15h. GRÁTIS

Galeria Crua 
Misto de espaço cultural, galeria de arte e bar, o projeto do artista paraibano Gen Duarte funciona desde março no bairro de Campos Elíseos, no centro. Além de exposições temporárias, abriga um acervo de design.
R. Conselheiro Nébias, 1.441, Campos Elíseos, tel. 97462-4925. Ter. a sex.: 13h às 20h. Sáb.: 14h às 21h. GRÁTIS