Pinacoteca de São Paulo: Passeio virtual guiado contempla a exposição de “Os Gêmeos”

A Pinacoteca de São Paulo, localizada em pleno Centro de São Paulo, museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo e é o museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo.

Realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais, a Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Neste passeio, o visitante é possível conhecer o prédio, sua história, acervo e exposições em cartaz como a mostra de Osgemeos.

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo exibe até 22 de fevereiro de 2021, OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974).

A dupla construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público. Esse percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canada (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão e a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (ambas em 2008) e a Trienale de Milão (2006), entre outros. Pinacoteca de São Paulo

Seus trabalhos contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem Pinacoteca, Pinacoteca de São Paulo fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida. OSGEMEOS mantém seu ateliê, até hoje, no Cambuci, antigo bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual passaram sua infância e juventude. A partir da década de 1990, suas experimentações – não só em grafitti, mas também pintura em telas e esculturas estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.

Para a mostra na Pinacoteca, o duo apresenta pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specifico, desenhos e cadernos de anotações. Esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento. O corpo de obras invade o museu, ocupando as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação, concebida especialmente para o Octógono.

Para assistir e participar do passeio virtual gratuito, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=Agf3yipQBzw&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1i8HgRi4ljStXZaQM63TMB_K9bYvKnq4QxZr5b4lZpCDqsbeaiQOrlHE4

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural