Rua das Motos recebe visita técnica da Sub-Sé para possíveis melhorias

Centro de Sp recebe visita técnica do SubSé na Rua das Motos

Recentemente o subprefeito da Sé, Coronel Salles, foi recebido pelo empresário Mário Kamei, presidente da Associação Rua das Motos, localizada no Centro de SP, onde comerciantes e frequentadores da Rua General Osório fizeram diversas sugestões para melhorias na região.

O Coordenador de Projetos e Obras da Sub-Sé, Remy Silva, o biólogo Rodrigo Silva, os comerciantes Pedrinho e José Renato, e o jornalista Mário Santos acompanharam a vistoria.

A Associação Ruas das Motos representa cerca de 300 comerciantes especializados em serviços, peças e acessórios para motos, localizados no entorno da Rua General Osório, região central da cidade de São Paulo. A entidade, criada em 2015, busca preservar imagem, importância histórica e econômica da “Boca das Motos”, como é conhecido o maior centro comercial do seguimento de motos da América Latina.

Subprefeito da Sé, Coronel Salles, foi recebido por Mário Kamei, presidente da Associação Rua das Motos

A relevante “Rua das Motos” no Centro de SP

 

A sua importância figura na história do país desde a década de 40, com a chegada das primeiras motos importadas pelos pioneiros das “Ruas das Motos”. Já naquela época, era um local especial, que logo se transformou em quarteirões e esquinas famosas, como a Duque de Caxias com Barão de Limeira, chamada “Esquina do Veneno”.

Ali se reuniam preparadores de motores para competições, pilotos de motovelocidade e motociclistas em geral. Com o passar das décadas, o espaço se consolidou e o comércio daqueles pioneiros se fortaleceu. Hoje, os responsáveis por este pontapé inicial mantém seus postos de trabalho e geração de empregos, supervisionando filhos e netos que herdaram o mesmo compromisso.

Rua das Motos é visitada pela SubPrefeitura

Antes da Associação ser oficializada, alguns comerciantes já buscavam soluções estruturais para problemas enfrentados pelos lojistas, frequentadores e moradores da região. E este embrião da entidade teve seu primeiro sucesso nos anos de 2013/2014, com a conquista, junto à CET e Prefeitura, do estacionamento exclusivo para motos na Rua General Osório, com bolsões de carga e descarga para carros. Os efeitos positivos para o comércio e frequentadores fizeram com que as reivindicações se estendessem para outros temas importantes como as obras de melhorias e recuperação das sarjetas na extensão da General Osório até a Rio Branco, dos dois lados, e a limpeza da galeria de esgoto na esquina da General com Guaianases.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural