Ruas de compras: O mundo se encontra na 25 de Março

Via pública localizada na região central da cidade de São Paulo, próxima a estação de metrô São Bento, a rua Vinte e Cinco de Março é considerada como o maior centro comercial da América Latina, pois consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadistas da cidade.⁰

Rua 25 de Março – Foto Jose Cordeiro

A rua 25 de Março tem forte influência nas atividades econômicas da cidade de São Paulo, movimentando bilhões de reais por ano nos mais de 5.000 estabelecimentos da região. Mesmo com os fenômenos contemporâneos de esvaziamento dos centros tradicionais e espalhamento dás áreas dedicadas ao comercio, a 25 passou por mudanças e adaptações e mantém sua importância social, cultural e econômica para a cidade e para o Brasil.

25 de Março – Paraíso das compras
Saiba mais sobre a 25 de Março – Sua origem está ligada a importantes processos de colonização e urbanização da capital paulistana, sendo uma importante região para a história da cidade devido às suas atividades comerciais e sociais. A história da rua também é marcada pela forte presença de imigrantes, especialmente sírios, libaneses e chineses.
Grupo de mulheres, vendedoras de verduras e transeunte – foto de Vincenzo_Pastore

O nome atual da via pública foi um feito do Vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra em 28 de novembro de 1865 e caracteriza-se como uma homenagem à primeira Constituição brasileira assinada no dia 25 de março de 1824. Antes disso, ainda no século 18, o local era chamado de “Beco das Sete Voltas”, porque na época acompanhava as margens sinuosas do Rio Tamanduateí. Já no século 19, o beco passou a ser popularmente chamado de Rua de Baixo, justamente pela sua localização geográfica, na parte baixa em relação à colina do Pateo do Colllegio, onde a cidade de São Paulo “nasceu”.

Movimento em frente ao Mercado Municipal décadas atrás – foto de Vincenzo Pastore

Milhares de itens disponíveis – Segundo recente pesquisa de campo com mais de 1,4 mil entrevistas, realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo), foram encontrados alguns dados interessantes:

Principais motivos de visita à rua 25 de Março:

·   75,27% para compras pessoais
·   10,36% porque trabalha na região
·   5,28% para compras para negócios
·   4,14% estava somente passagem
·   3,34% a passeio turístico

Itens mais procurados na “25”:

  • Bijuterias: 22,1%
  • Vestuário: 16,6%
  • Artigos para festas: 16,2%
  • Eletrônicos: 12%
  • Cama, mesa e banho: 8,3%
  • Brinquedos: 7,9%
  • Utilidades domésticas: 5,3%
  • Fantasias: 3,8%
Primórdios da Vinte e Cinco de Março por Antonio Ferrigno

Dados gerais de consumo e visitação:
·   R$ 329,32 é o gasto médio dos visitantes na região

·   Quase 30% das pessoas visita a rua 25 de Março mensalmente
·   Entre os não-residentes, a média de permanência na cidade é de 2,2 dias
·   95% das pessoas afirmaram que não estavam ali pela primeira vez
·   Dos que foram pela primeira vez, 90% pretendiam voltar em outras ocasiões
Fonte: Univinco, Observatório do Turismo, SPTuris e VMO Turismo

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural