São Paulo a pé: 10 ótimos centros culturais perto do metrô para você visitar

São Paulo a pé: 10 ótimos centros culturais perto do metrô para você visitar
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

Vem ver como é fácil explorar a cultura de São Paulo sobre trilhos.

São Paulo é uma cidade enorme cheia de museus, centros culturais e outros pontos de interesse espalhados por toda a sua extensão. A boa notícia é que é bastante fácil explorar os principais pontos da cidade de metrô. Uma boa dica é usar a rede de trens da cidade para visitar um centro cultural – espaços incríveis que promovem exposições, espetáculos, cursos e muito mais!

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 ótimos centros culturais de São Paulo que ficam próximos do metrô para você visitar em São Paulo. Confira:

 

Centro Universitário Maria Antônia
Centro Universitário Maria Antônia | 7 minutos da Estação Higienópolis-Mackenzie

O Centro Universitário Maria Antônia, instalado nos edifícios históricos Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, oferece cursos de curta duração e contempla uma vasta biblioteca, além de receber palestras, exposições diversas, debates seminários e outros eventos. O centro abre diariamente, das 8h30 às 19h.

Japan House | 4 minutos da Estação Brigadeiro

Inaugurado em maio de 2017, o espaço idealizado pela comunidade japonesa tem como objetivo introduzir o Japão contemporâneo ao brasileiro através de sua arte, tecnologia, e gastronomia, mas sem esquecer a história e as raízes do país. Os três andares do prédio contam com galerias para exposições, cafeteria, restaurante, jardim, e uma biblioteca com cerca de duas mil obras.

Itau Cultural

O instituto é voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo. O espaço oferece eventos culturais como mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos. O prédio na Avenida Paulista conta um acervo com mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileiras, além de espaço para exposições temporárias.

 

CCBB | 5 minutos da Estação São Bento

Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais lindos da cidade. Iniciou suas atividades em 2001 e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o imóvel abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção entre sua belíssima arquitetura e as instalações artísticas.

 

Casa das Rosas | 4 minutos da Estação Brigadeiro

Casa das Rosas é um dos poucos exemplares de mansões da avenida que sobrevivem ao tempo. Também conhecida como casa da poesia, hoje funciona como centro cultural e oferece cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia e o Arraiá da Casa das Rosas. Seu jardim, repleto de rosas, é considerado um dos mais bonitos da cidade.

 

CCSP | 4 minutos da Estação Vergueiro

Centro Cultural São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária.

Memorial da América Latina | 5 minutos da Estação Palmeiras-Barra Funda

Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato todo final de semana.

 

UNIBES Cultural | 1 minuto da Estação Sumaré

Fundada em 2015, a UNIBES Cultural nasceu buscando ocupar um espaço de cultura, empreendedorismo criativo e causas sociais na cidade de São Paulo. Para além da promoção cultura, o espaço pretende levantar no público reflexões sobre o papel do indivíduo na sociedade. A programação conta com exposições, músicas, palestras, cursos e outros tipos de eventos.

Instituo Tomie Ohtake | 5 minutos da Estação Faria Lima

Inaugurado em 2001 pelo filho de Tomie Ohtake, o prédio de traços futuristas foi primeiro pensado para expor apenas obras da artista, mas com o tempo acabou se tornando um importante centro cultural da cidade que, além de sediar exposições, possui livraria e oferece cursos relacionados às artes

Instituto Moreira Sales | 3 minutos da Estação Consolação

IMS Paulista foi uma das mais importantes inaugurações de 2017 para o eixo cultural da cidade de São Paulo. Com sete andares e mais de 1200 metros quadrados, o centro cultural conta com café, restaurante, uma livraria, uma biblioteca e espaços para eventos e exposições.