Secretaria da Cultura de SP divulga de seus colaboradores para nova gestão

Através de suas mídias digitais, a Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo vem divulgando a listagem de diretores e coordenadores que estarão comandando o setor para a nova gestão do Prefeito Bruno Covas, tendo mais vez o comando de Alê Youssef. 

Criado em 1935, o Departamento de Cultura da cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura – teve Mário de Andrade como seu fundador e primeiro diretor. O Departamento de Cultura nasceu do sonho de várias personalidades revolucionárias para a época, como Sérgio Milliet, Mário de Andrade e Paulo Duarte. Este último foi autor do primeiro projeto enviado, em 1935, para o então prefeito de São Paulo, Fábio Prado. Criado a partir do Ato nº 861, o departamento teve como primeiro diretor o escritor Mário de Andrade. Dentre as atividades desenvolvidas pela nova pasta, destacaram-se: pesquisas folclóricas, levantamentos demográficos, construção de parques infantis, criação do Coral Paulistano e do Setor de Iconografia, além de desenvolvimento de publicações variadas.

Destituído Mário de Andrade do cargo de diretor, o departamento manteve o caráter pluralista da proposta original, buscando valorizar a vida cultural da cidade; promover a diversão de crianças e adultos e dar visibilidade às festas tradicionais de São Paulo. Ficou, também, sob sua responsabilidade a guarda e conservação de documentos históricos. Em 1945, o Departamento de Cultura foi vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Higiene e, em 1947, à Secretaria Municipal de Cultura.

Dentre os nomes já confirmados pela Secretaria de Cultura, destaque para os seguintes personagens:

Laís Bodanzky – Presidência da Spcine

Formada em Cinema, dirigiu, entre outros filmes, “Bicho de Sete Cabeças”, exibido no Festival de Locarno em 2001, e “Como Nossos Pais”, selecionado na Mostra Panorama Special do Festival de Berlim em 2017. “A Viagem de Pedro”, seu próximo longa-metragem, está em processo de montagem. Com permanência confirmada pelo Secretário Alê Youssef na presidência da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo – Laís dará continuidade ao seu elogiado trabalho em defesa da valorização do setor e implantação das diretrizes do programa São Paulo Capital da Cultura para toda a área de audiovisual da cidade.

Raquel da Silva Oliveira – Coordenação Geral do Sistema Municipal de Bibliotecas

Mestre em Educação, pós graduada em Gestão de Projetos Culturais e Eventos, Bibliotecária, Pedagoga e Professora nas áreas de gestão e habilidades gerenciais, gestão de projetos e metodologia científica. O Sistema Municipal de Bibliotecas conta com 54 bibliotecas em diversas regiões da cidade com acesso a toda a população, além de 13 Pontos de Leitura, 13 Bosques de Leitura e 1 ônibus biblioteca com 12 roteiros. Além de criar planos de ações para as Bibliotecas Públicas Municipais e serviços de extensão em leitura, Raquel vem propondo a implementação de políticas públicas para aumentar a frequência e o uso das bibliotecas, assim como as políticas de incentivo à leitura.

Ingrid Soares  –  Secretária Adjunta da Sec. Mun. de Cultura SP

Ela será responsável por coordenar o Núcleo de Cultura Periférica da SMC. Graduanda em Ciências Sociais pela Unifesp, a gestora e produtora cultural iniciou sua carreira, em 2014, por meio do nosso programa Jovem Monitor Cultural. Nascida no bairro da Brasilândia, na Zona Norte, Ingrid integrou a equipe do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso como articuladora territorial por quatro anos e, em 2019, tornou-se a diretora do espaço, estimulando a diversidade artística, potencializando as atividades para jovens artistas e frequentadores e produzindo diversos eventos com foco na cultura periférica, cultura juvenil e culturas negras.

Xis Rapper – Coordenador de Hip Hop da SMC

Nascido no bairro paulistano da Vila Formosa, e criado em Itaquera, Xis atua há mais de 30 anos como artista e empreendedor na cultura urbana nacional. É autor de “Us Mano e as Mina”, “Sonho Meu”, “A Fuga”, “Só Por Você”, “De Esquina” e outros clássicos do Rap brasileiro. Ganhou o prêmio de “Melhor Videoclipe de Rap” no Video Music Brasil da MTV Brasil em 2000, e em novembro de 2020, lançou o álbum Arquivo Xis, seu terceiro disco. Com continuidade confirmada pelo Secretário Alê Youssef, Xis segue trabalhando para fortalecer a articulação da cultura hip hop em todos os seus quatros elementos (Rap, DJ, Breakdance e graffiti) com o poder público na cidade de São Paulo, expandindo e democratizando cada vez mais a relção entre público e artistas.

Andre Fischer – Coordenação do Centro Cultural da Diversidade

Criador e Diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, consultor e palestrante de diversidade e inclusão, publisher do portal e editora MixBrasil, apresentador e roteirista do Cine MixBrasil no Canal Brasil/Globosat, âncora do CBN MixBrasil, colunista do MTV Notícias e da Folha de S. Paulo, 6 livros publicados incluindo Manual Prático de Linguagem inclusiva. Com permanência confirmada pelo Secretário Alê Youssef, Andre segue consolidando o Centro Cultural da Diversidade como uma referência na difusão da produção cultural de temática e interesse lgbtqia+ na cidade de São Paulo e no Brasil. No teatro, música e artes visuais o Centro recebe espetáculos de grandes nomes da cena, incentiva o trabalho de coletivos com novas propostas estéticas, e participa do desenvolvimento de projetos com linguagens, temáticas e formatos inovadores através de residências e apresentações de trabalhos em andamento.

Gabriela Fontana – Coordenadoria de Programação da SeMC

Formada em economia pela USP, mestre em política cultural. Trabalhou como atriz ao lado de grandes diretores teatrais como Cacá Rosset, Mário Bortolotto, José Sanchis Sinisterra, Nelson Baskerville, Marco Antônio Braz, entre outros. Gabriela trabalha na Secretaria Municipal de Cultura há quase uma década. Além de coordenar anualmente eventos como a Virada Cultural, Carnaval, Aniversário de SP, etc., foi uma das responsáveis pela criação do Circuito Municipal de Cultura e colaborou para a construção do Plano Municipal de Cultura. Sua prioridade será levar programação artística para todas regiões da cidade.

Marcos Cartum  – Direção do Museu da Cidade de São Paulo

Arquiteto e designer com especialização em museologia, projetou diversos espaços públicos e culturais, como a Praça das Artes, a Praça/Memorial 17 de julho e o Monumento ao Migrante Nordestino. Foi professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos/USP e das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da PUC/Campinas e da Universidade Braz Cubas. Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu da Cidade é formado por 13 casas históricas, construídas entre os séculos 17 ao 20 e distribuídas nas várias regiões de São Paulo que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana da cidade. Além da proposta de formação da unidade de eixo curatorial às atividades, acervos e exposições, Cartum segue, com a permanência garantida pelo Secretário Alê Youssef, fazendo importantes adequações para dar maior visibilidade à rede de equipamentos.

Josélia Aguiar – Diretora da Biblioteca Mário de Andrade

Mestre e doutora em história (USP), trabalha há mais de 20 anos com cultura e comunicação, tendo experiência nas esferas privada e pública, e passagem pelo terceiro setor. Seu livro de estreia, Jorge Amado – uma biografia, venceu o Jabuti 2019 na categoria Biografia, Documentário e Reportagem. Pela contribuição na área do livro e da leitura, recebeu a medalha Mário de Andrade, outorgada pelo governo do Estado de SP, em janeiro de 2020. Lecionou em cursos de curta duração na FAAP, no Instituto Vera Cruz, Sesc (Ceará, São Paulo e Paraná), Tapera Taperá e Escrevedeira. Dirige desde 2019 a Biblioteca Mário de Andrade. É atual presidente do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo, membro do conselho fiscal da SPCINE e membro do conselho consultivo da Fundação OSESP. Com a continuidade confirmada pelo Secretário Alê Youssef, Josélia segue a proposta iniciada na gestão anterior de consagrar a Biblioteca no farol da política de difusão literária e acesso à cultura do livro com ações voltadas à democratização de obras e eventos literários e o uso da tecnologia de saraus e slams.

Claudia Assef – Coordenação do Centro Cultural Olido

A jornalista, DJ e produtora cultural é, há muitos anos, uma das principais divulgadoras da música eletrônica/ dance music no Brasil, e desde maio de 2019 está à frente desse espaço de imensa relevância para o cenário musical e cultural de São Paulo. Além disso, assumiu a missão de criar, na Olido, a Galeria da DJ Sonia Abreu, um espaço inteiramente voltado para a celebração da cultura da noite paulistana e do universo musical dos disc-jóqueis. Com a permanência à frente do Centro Cultural confirmada pelo Secretário Alê Youssef, Claudia continua seu trabalho de acolhimento à diversidade e riqueza das expressões culturais urbanas que são uma das grandes vocações artísticas da cidade de São Paulo, Capital da Cultura.

Guilherme Borba – Coordenador do Arquivo Histórico Municipal

Graduado em Geografia pela FFLCH-USP, com especialização em Artes Cênicas (Escola Célia Helena), mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP). Sua tese de doutorado investigou o papel da cultura na transformação urbana da Região Central de São Paulo. É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na SMC e vem assessorando as atividades da pasta de forma estratégica e transversal desde 2017. Guilherme dará continuidade à guarda e conservação do acervo municipal, fortalecendo os projetos de ação educativa, recuperação da memória coletiva e difusão do patrimônio documental do Município. Além disso, pretende expandir a relação do AHM com seu entorno e trabalhar em sintonia com outros equipamentos públicos da cidade, com especial atenção às atividades do Museu da Cidade de São Paulo.

Vinicius Nascimento – Coordenador de Fomento da SMC

Os fomentos culturais são ações de políticas sociais e econômicas do poder público para estimular o desenvolvimento cultural da cidade e, em especial, de regiões de maior vunerabilidade social. A Coordenação de Fomento é área da Secretaria responsável pela execução desses instrumentos de apoio a artistas, espaços, coletivos e empreendedores culturais. Vinicius pretende fortalecer as políticas públicas voltadas à periferia, integrar e desburocratizar os programas de fomento da Secretaria. Pós-Graduado em Ciência Política e formado em gestão pública pela USP, vem gerindo projetos sociais no setor público com foco no fortalecimento das políticas voltadas às áreas periféricas da cidade de São Paulo.

Erika Palomino – Direção do Centro Cultural São Paulo 

Jornalista e consultora de moda, já trabalhou em veículos como o jornal Folha de São Paulo, inovando e fazendo história na cobertura da cultura da noite paulistana na coluna “Noite Ilustrada”. Hoje é um dos principais nomes do circuito de moda no Brasil. Sempre demonstrando sensibilidade e atenção às múltiplas expressões culturais e cenas emergentes da cidade, Érika também é autora dos livros “Babado Forte – Moda, Música e Noite” e “Folha Explica a Moda”, e se tornou diretora do CCSP em 2019. Com permanência confirmada pelo Secretário Alê Youssef, Erika dará continuidade à proposta de uma programação moderna e democrática, que fortalece a potência do CCSP – espaço marcante para a juventude paulistana – e reencontra a tradição vanguardista, ao atuar de forma integrada e transversal com as curadorias e linguagens.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural