Sesc Bom Retiro realidade oficina de ‘Dança Negra’ e ‘Kemetic Yoga’

O Sesc Bom Retiro realiza em novembro duas atividades que com intuito de fomentar, fortalecer e ampliar os diálogos sobre a condição social da população negra, parte do projeto “Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro”, ação institucional do Sesc São Paulo, que faz alusão aos marcos 13 de maio e ao 20 de novembro.

As ações são a oficina Movimento Quadril – Dança negra em mobilidade e consciência, em quatro dias durante duas semanas pela plataforma Zoom, e Kemetic Yoga, aula ao vivo com transmissão no Instagram do Sesc Bom Retiro.

Em Movimento Quadril, com a educadora do Sesc Bom Retiro Ana Carolina Toledo, os encontros com práticas de dança negra com foco no desenvolvimento da consciência corporal. “Aqui, a proposta é resgatar os sentidos ancestrais africanos deste movimentar-se, pensar a construção do quadril dentro da nossa corporeidade, desmontar estigmas e (re)significar a liberdade de movimento”, conta a educadora. “E, é claro, dançar muito, com didática gradual e acessível a todas as pessoas”, completa.

Em Kemetic Yoga, no dia 20/11, a educadora Lais Delbuque recebe a instrutora Sirlene de Jesus para uma aula de Yoga, prática ancestral de equilíbrio e cuidado do corpo com origem no norte da África.

DO 13 AO 20

A ação objetiva o fortalecimento e o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro, bem como o fomento à equidade, convivência e reconstrução simbólica no campo individual e coletivo, contribuindo para uma sociedade livre do racismo e de outras formas de dominação.

Desta forma, reiteramos os valores institucionais, corroboramos com o processo de ressignificação simbólica do Brasil como comunidade multiétnica e multicultural. Em diferentes formatos, linguagens e assuntos, a ação versa em análises críticas de apagamentos e anúncios da produção cultural negra, perpassando a educação, artes visuais, literatura, religiosidade, africanidades, turismo, cartografias, feminismo negro, entre outras possibilidades.

Serviço
MOVIMENTO QUADRIL: DANÇA NEGRA EM MOBILIDADE E CONSCIÊNCIA
Com a educadora Ana Carolina Toledo
Dias 3, 4, 10 e 12 de novembro. Quartas e Sextas, das 19h às 20h30.
16 anos
Inscrições a partir de 26/10, às 14h, em http://bit.ly/inscricoes-sescbomretiro
Encontros na plataforma Zoom.

KEMETIC YOGA
Com Sirlene de Jesus e a educadora do Sesc Bom Retiro Laís Delbuque
Dia 20/10. Sábado, às 10h30.
Livre.
Ao vivo no Instagram (@sescbomretiro)

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185
Campos Elíseos
Fone: 3332-3600