Shopping Light promove campanha do agasalho em meio à exposição de fotografias

Caminhada Noturna no Centro Promovida e patrocinada pelo Restaurante Vegetariano Apfel

O Casarão Brasil – Associação LGBTI, em parceria com o Shopping Light, de São Paulo, promove a Campanha do Agasalho “Aqueça o Inverno de Quem Precisa” juntamente com a exposição de fotografias “Universos Invisíveis”, do fotógrafo Ricardo Durand, no terceiro piso do centro de compras.

A mostra e a campanha estão abertas até o dia 30 de junho. Todo o material arrecadado na campanha será doado à população LGBTI em situação de vulnerabilidade social, pelo Casarão Brasil.

Os interessados em participar da campanha podem doar agasalhos, cobertores e mantas em vários pontos de coleta, espalhados pelo shopping, e conferir a exposição, aberta ao público, no terceiro piso. Além do Shopping Light, o Top Center Shopping e o Centro de Acolhida Especial Casarão Brasil – CAE também estarão recebendo as doações.

A entrega do material arrecadado será feita à população LGBTI em situação de vulnerabilidade social, em julho, pelo Casarão Brasil. “É uma ação de grande relevância, sobretudo para a população em situação de rua, que precisa muito da solidariedade para enfrentar as agruras do inverno”, afirmou o presidente do Casarão Brasil, Rogério de Oliveira.

“Mais uma vez, aproveitamos a nossa estrutura privilegiada para passar uma importante mensagem: a de combater o preconceito. Contamos com o apoio de nossos clientes para levar um pouco de aconchego e condições para que essas pessoas possam ter o direito a uma vida melhor”, afirma o coordenador de marketing do Shopping Light, Wagner Patrocínio.

Em parceria com o fotógrafo Ricardo Durand, o Shopping Light e o Casarão Brasil – Associação LGBTI apresentam na mostra “Universos Invisíveis” retratos de pessoas trans para dar visibilidade, celebrar suas vidas e vivências. A mostra é simultânea à Campanha de Arrecadação. As fotos selecionadas referem-se a três ocasiões: Miss Brasil Transex, em setembro de 2018; Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, em janeiro de 2021; Mês da VisibilidadeTrans e 1ª Mostra de ArteTrans Preta, em dezembro de 2021.

“A fotografia tem o poder de trazer à tona universos invisíveis. É esse poder que guia meu trabalho”, afirma Ricardo Durand. O conjunto apresenta a celebração da beleza e da dignidade. As imagens mostram o encantamento de noites gloriosas e também mostram o outro lado da festa. Imagens em preto e branco foram registradas no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder em uma tarde de atividades de capacitação.

Nesses retratos cotidianos, as pessoas foram convidadas a se sentirem livres em seus corpos e peles. Para emoldurá-las, foi usado um fundo preto, que traz o olhar e a personalidade ao primeiro plano, lembrando que o valor da vida transcende o palco e a dignidade tem mais luz que holofotes. “É importante valorizar o espírito festivo dos eventos, mas também me encanto com o que vemos no dia a dia, do cotidiano de quem luta pelo direito à dignidade. Essa é pra mim a grande beleza”, explica Durand.

Serviço – até 30 de junho
Campanha do Agasalho “Aqueça o Inverno de Quem Precisa”
Pontos de Arrecadação
Shopping Light
Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro Histórico de São Paulo
Pontos de coleta da Campanha do Agasalho espalhados pelo shopping
Top Center Shopping
Av. Paulista, 854 – Bela Vista – Centro.
Centro de Acolhida Especial Casarão Brasil – CAE
Igará-Paraná, 94 – Vila Emir – Zona Sul – Próximo à Estação Autódromo
Exposição de fotografias “Universos Invisíveis” – Ricardo Durand
Shopping Light
Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro Histórico de São Paulo
Exposição no 3º Piso
Das 10h às 22h, de segunda a sábado e das 12h às 20h, aos domingos