SP 468 anos: Conheça um pouco do Centro da cidade

O Centro conta a trajetória de São Paulo através de construções imponentes de museus, centros culturais, teatros e edifícios que retratam as transformações pelas quais passou a vila que hoje é considerada a maior cidade do país.

———————————————————————-

Praça da Sé e Catedral da Sé

A praça abriga o marco zero da cidade, ponto de partida para uma viagem pela história de São Paulo e a Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé. Construída em 1954, mantém um órgão italiano com mais de dez mil tubos, capela subterrânea e cripta.

Praça da Sé, s/ nº – Sé; www.catedraldase.org.br

————————————————————————————

Edificio Martinelli em foto de Jose Cordeiro

Edifício Martinelli

Inaugurado em 1929, o Martinelli, com 30 andares, era então o edifício mais alto do mundo fora dos Estados Unidos. O Edifício impressiona por sua rica ornamentação e luxuoso acabamento, além de oferecer uma linda vista no topo.

Rua Libero Badaró x Avenida São João – Sé;  www.prediomartinelli.com.br

————————————————————————————–

Pateo do Colégio – Museu Anchieta

É o berço da cidade de São Paulo, onde ocorreu a missa de fundação da cidade. O Museu Anchieta é composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, uma maquete de São Paulo no século XVI e objetos da época.

Praça Pateo do Collegio, n.º 2 – Centro; www.pateocollegio.com.br

——————————————————————————————

Mercado Municipal

Encontre alimentos de alta qualidade tais como frutas, carnes, massas, doces, queijos, vinhos e um espaço gastronômico com saborosos pratos, como o tradicional sanduíche de mortadela e
pastel de bacalhau.

Rua da Cantareira, 306 – Centro; www.mercadomunicipal.com.br

—————————————————————————————-

Centro Cultural Banco do Brasil

Instalado em uma bela construção de 1927, onde funcionou o primeiro Banco do Brasil, o CCBB oferece programação cultural de qualidade, cinema, teatro, além do café e uma pequena livraria.

Rua Álvares Penteado, 112 – Sé; www.bb.com.br

—————————————————————————————-

Mosteiro de São Bento

O local, que hospedou o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, abriga hoje, além da Basílica de N. S. Assunção, o mosteiro com cerca de 40 monges, responsáveis também pela fabricação de pães, bolos e doces, vendidos na loja do local. Pela manhã as missas têm cantos gregorianos.

Largo de São Bento, s/ nº – Centro; www.mosteiro.org.br

————————————————————————————

Theatro Municipal

Projetado pela escritório técnico de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1911, foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922. Além da bela arquitetura, com peças de cristal belga e revestimentos com folhas de ouro, seu palco recebe óperas, balés e
espetáculos musicais.

Praça Ramos de Azevedo, s/nº – República; www.teatromunicipal.sp.gov.br