SPTuris cria nova diretoria de Turismo e assina parcerias com entidades do setor

Centro de SP atual - Fotógrafo Eli Hayasaka

A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Cidade de São Paulo, teve mudanças recentes na estrutura com a reativação da Diretoria de Turismo, sob o comando da diretora interina Fernanda Ascar, que atua na empresa desde 2005.

“O turismo interno brasileiro será o protagonista da retomada do setor, e São Paulo, sendo um centro completo, terá grande importância neste cenário”, diz Fernanda. Com isso, a SPTuris também fortalece o Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa que realiza levantamentos de dados do setor na capital paulista.

Centro de SP atual – Fotógrafo Eli Hayasaka

Indicador inédito – Neste momento de retomada das atividades, a SPTuris e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), assinaram um termo de cooperação que irá auxiliar no desenvolvimento da atividade turística e na elaboração de números e indicadores de relevância e de credibilidade para o setor na cidade de São Paulo.

Com a parceria, haverá ações conjuntas e de apoio mútuo para o monitoramento da atividade turística na capital paulista, com coleta, compartilhamento, análise e divulgação de pesquisas e dados do setor de turismo e eventos paulistano.

Como primeiro resultado da parceria assinada, o Conselho de Turismo da FecomercioSP e a SPTuris lançaram o Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP), um novo indicador do setor, específico da cidade de São Paulo, que acompanhará o desempenho do turismo da capital paulista. Será feita análise macro com cinco variáveis:

  1. Estoque de empregos diretos do turismo
  2. Faturamento do setor do turismo na cidade de São Paulo
  3. Movimentação dos terminais rodoviários de São Paulo
  4. Movimentação dos aeroportos de São Paulo (exceto Viracopos)
  5. Taxa de ocupação da rede hoteleira de São Paulo

Três desses cinco indicadores utilizarão como fonte o Observatório do Turismo da SPTuris, que já faz estudos e levantamentos na área há mais de 15 anos na cidade.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural