SubSé: Conheça as ações do Programa Gentileza Urbana

 

O Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé (@subprefeitura_se) está criando pequenos espaços nas ruas e avenidas do Centro para ampliar as possibilidades de estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade. Coordenado pelo arquiteto paisagista André Graziano e pelo biólogo Rodrigo Silva, a equipe da Sub-Sé está quebrando concreto e criando jardins de chuva, biovaletas, vagas verdes, escadarias verdes, rotatórias verdes e bosques urbanos.

A iniciativa vem transformando a paisagem urbana na região central, ajudando a deixar a região mais árida da Cidade, em um ambiente com mais verde e flores. Você já conhece as ações do Programa Gentileza Urbana? Nesta matéria vamos mostrar um pouco do que a Sub-Sé implantou nestes últimos dois anos e informar os locais que estão em obras.

Avenida 23 de Maio

Jardim de chuva — O jardim tem a função de ampliar a permeabilidade urbana, minimizar os efeitos do escoamento superficial e reter a água por meio de jardins de retenção hídrica. Além de coletar e ‘segurar’ as águas, os jardins contribuem para minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos; e claro, deixar a nossa Cidade mais florida e atrair mais pássaros. A constituição de quase todos os jardins tem como regra a “inversão” do que se faz com uma rua, ou seja, ao invés de se ter a base o asfalto ou concreto como material; se tem a terra.

Sustentabilidade – Os jardins que estão sendo construídos pelas equipes da Subprefeitura Sé também são pioneiros na utilização da reciclagem do concreto removido da rua para o próprio jardim. Os jardins funcionam como uma bacia natural de retenção hídrica, alguns com a função de coletar a água, outros com a função de retardar seu escorrimento superficial, e outros represando e posteriormente drenando o maior volume possível de água até que depois os locais estejam novamente livres (secos) para novas ações semelhantes.

O arquiteto paisagista André Graziano esclarece que o asfalto/concreto da área do jardim é removido, uma área é escavada com cerca de 1,20 m de profundidade; e preenchida com entulho reciclado/rachão e sobre esse material poroso é recolocada a terra, com composto orgânico produzido pelo Pátio de Compostagem da Sé; e as mudas, como árvores, palmeiras, arbustos e forrações, predominantemente nativas oriundas dos viveiros municipais Manequinho Lopes e Cemucam.

Viaduto Dona Paulina

A proposta de criar tais microambientes urbanos é promover exemplos práticos de sustentabilidade ao alcance da população, oferecendo gentileza paisagística para receber cuidado urbano. A Subprefeitura Sé quer transformar as iniciativas do Programa em modelos ambientais em microescala, cujas funções urbano-paisagísticas possam ser multiplicadas como política pública, alcançando escalas regionais em seu conjunto. Tais ações podem representar grandes avanços ambientais na cidade e permitir que funções socioculturais tenham espaço físico para se manterem ativas. Espaços saudáveis, gentis, educativos, ambientalmente reconhecidos e valorizados pela população.

Objetivo – A criação de microambientes urbanos, seja com metragem e dimensão modular (2×5 metros), sejam elaborados sob medida para situações específicas, em leitos de vias do centro, substituindo vagas de estacionamento de automóveis por espaços de lazer vinculados a “jardins de chuva”, com o objetivo de complementar o sistema de drenagem superficial urbana através dos microambientes drenantes e coletores de água, bem como permitir a arborização sem restrições com redes de serviços no município (cabos elétricos, sistemas de concessionárias, tubulações). No plano de metas da Subprefeitura Sé foi definida a metragem de jardins de chuva por distrito:

Vagas Verdes

1) Consolação: previsão de implantação de 5.000m2 de jardins de chuva;
2) Sé: previsão de implantação de 2.500m2 de jardins de chuva;
3) República: previsão de implantação de 2.500m2 de jardins de chuva;
4) Santa Cecília: previsão de implantação de 2.000m2 de jardins de chuva;
5) Bela Vista: previsão de implantação de 2.000m2 de jardins de chuva;
6) Bom Retiro: previsão de implantação de 2.000m2 de jardins de chuva;
7) Cambuci: previsão de implantação de 2.000m2 de jardins de chuva;
8) Liberdade: previsão de implantação de 2.000m2 de jardins de chuva.
Total estimado para a Subprefeitura Sé: 20.000m2.
@subprefeitura_se

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural