Virada Cultural SP 2019: Palco Paissandu trará inúmeras atividades circenses

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, nos dias 18 e 19 de maio, a “Virada Cultural”, terá mais de 1.200 atrações espalhadas pela cidade, com destaque para o Largo do Paissandu, onde as artes circenses estarão conjugando o binômio dessa nobre arte, “cultura e resistência”, levando ao público espetáculos divertidos e de fácil assimilação.

Largo Paisadu

Saiba mais sobre o Largo do Paissandu

Em meados do século XIX a área do Largo do Paissandu, por ordem do governo da cidade foi dessecada e terraplenada, já que antes o local contava com a presença de um conjunto de lagoas, formadoras de riachos se expandindo pela área do Paissandu e São João, por conta disso a área também foi denominada como “Praça das Lagoas”. Porém, no mesmo século o governo provincial ordenou que o local que concentrava as nascentes fosse dessecado e terraplenado.

Em 1865, fora atribuído o nome de Largo do Paissandu devido à referência a batalha de Paissandu, ocorrida no Uruguai entre as tropas dos aliados e as paraguaias. Este combate antecedeu a Guerra do Paraguai. No ano de 1955, fora instalada, ao lado da igreja, uma estátua em homenagem às Amas de Leite (escravas que amamentavam os recém-nascidos os quais as mães não possuíam leite). Fora chamada de “Estátua da Mãe Preta”, esculpida por Julio Guerra.

Desde então, o Largo do Paissandu permaneceu pouco valorizado, mantendo seu caráter periférico com ocupação reduzida. A partir da década de 20 com a expansão da cidade nas regiões do Vale do Anhangabaú e com a formação do Centro Novo que a área do Paissandu começou a receber devida atenção. Em 1922, foi instalado o famoso bar e lanchonete Ponto Chic, local de ebulição cultural e política de São Paulo.

Nesse mesmo período, o circo marcou a história com as temporadas das companhias Irmãos Queirolo e Alcebíades & Seyssel todas com a apresentação do palhaço Piolin (Piolin um dos palhaços reconhecidos pela semana de Arte moderna, nesse dia se comemora o dia do circo no Brasil). A partir de sua reconstrução e vitalização, a área passa a abrigar um centro de cultura e entretenimento, com a inauguração do Teatro Politheama (desambiguação) em 1892, Circo do Piolim, sendo este uma das principais atrações da região tornando-se uma referência importante na cidade.

Circo Jazz

ATRAÇÕES DO PALCO PAISSANDU

PAISSANDU – PIOLIN

SÁBADO
20h – 21h Cabaré LaMínima ao Máximo [Circo]
22h – 23h Cabaré das Pílulas Cômicas [Circo]

DOMINGO
00h – 01h Um Palhaço Mal Pode Arruinar Sua Vida – Chacovachi [Circo]
02h – 03h Cabaré com os melhores malabaristas da atualidade. [Circo]
04h – 06h Noite dos Renegados [Circo]
10h – 11h O Show da palhaça Rubra [Circo] LIBRAS
12h – 13h La Gran Arena [Circo] LIBRAS
14h – 15h Circo do Só Eu [Circo] LIBRAS
16h – 17h Vida de Circo [Circo] LIBRAS

Fechação

_________________________________________________________________________________

PAISSANDU – PICOLINO
SÁBADO
19h – 20h Chocobrothers [Circo]
21h – 22h Cabaré Mundo Circus [Circo]
23h – 00h Uma Série de surpresas [Circo]

MagikaMerluza
MagikaMerluza

DOMINGO
01h – 02h Amor com Risco [Circo]
03h – 04h Circo Jazz [Circo]
05h – 06h Fechação: um cabaré queer [Circo]
11h – 12h MagikaMerluza [Circo]
13h – 14h Cabaré das Palhaças [Circo]
15h – 16h Compilação Suno [Circo]
17h – 18h Magia [Circo]

____________________________________________________________________________________

PAISSANDU – CORTEJO
SÁBADO

18h -19h Cortejo DuAlém [Circo]

Maurício Coutinho
Jornalista – MTbSP 33.886