Aliança Francesa: Cursos, teatro, música, literatura no Centro de SP

Localizada na Rua General Jardim, a unidade da Aliança Francesa fica entre os metrôs República e Higienópolis Mackenzie. O edifício, construído há mais de 50 anos, se tornou uma referência para quem visita a região central.

O espaço conta com salas de aula e auditórios, que são usados nos cursos de francês ao longo do ano, além de receber formações e ateliers. No primeiro andar fica localizada a Biblioteca Claudie Monteil, que possui o maior acervo francófono do Brasil e pode ser acessada gratuitamente tanto pelos alunos quanto pelo público externo. O espaço oferece acesso à internet também uso de tablets.

Além disso, o andar térreo também conta com uma Pâtisserie Douce France, onde se pode degustar de especialidades da culinária francesa. Com diversas unidades espalhadas pela cidade, ela é especializada em bolos e doces, vale a pena experimentar os deliciosos macarrons coloridos enquanto toma um café!

A Aliança Francesa oferece cursos de francês para todos os níveis, além de ateliers culturais, como literatura e degustação de vinhos, além dos cursos de aperfeiçoamento e preparação aos exames oficiais de proficiência do exame.

Saiba mais sobre a Aliança Francesa

Com a missão de divulgar a língua e a cultura francesas no exterior, a Aliança Francesa foi fundada em Paris no ano de 1883. Com mais de 80 anos em São Paulo, a instituição é a única na cidade reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional na França a aplicar as provas para as certificações de proficiência como o TCF e os diplomas DELF/DALF. Com aulas interativas e uso de ferramentas como tablets e lousa eletrônica, o público pode vivenciar a diversidade da cultura francófona, além de ter acesso ao acervo da Biblioteca Multimídia Claudie Monteil.

A Aliança Francesa de São Paulo também contribui para a política do ensino do francês no país com o Colloque Pédagogique, que chegou a sua 18ª edição em 2018. O evento integra o programa de formação contínua dos professores de francês do Estado e realiza a difusão da língua francesa e promoção da Francofonia no Brasil.

Como Centro Cultural, a Aliança Francesa é reconhecida por atividades que envolvem música, debates e cinema, com projetos como o Cinéclub, junto à Reserva Cultural. O Teatro Aliança Francesa, desde sua abertura em 1964, mantém uma política de resistência no centro da cidade e já recebeu grandes nomes da dramaturgia francesa, como Eugène Ionesco, atores ilustres como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri, além de ter sido palco da residência artística do Grupo Tapa.
Serviço:
Aliança Francesa Centro
Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
Fone: 11.3017.5699

Maurício Coutinho
Jornalista – MTb/SP 33.886