CCBB-SP expõe “A tensão” de Leandro Erlich até junho de 2022

Um conjunto de 16 obras transformou os espaços do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.

Uma das mais bem sucedidas experiências nesse sentido – que se tornou uma de suas obras mais populares e desconcertantes – é “Swimming Pool” (piscina, em português), instalada no piso térreo do CCBB SP. Atração onde quer que seja exposta, a piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora: uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina.

Outra obra desconcertante e grande destaque entre as instalações de Erlich que estarão presentes na exposição de São Paulo é “Classroom”. Nela, quando o público entra na sala, sua imagem é refletida num vidro, como se ele fizesse parte de uma cena diferente. Os visitantes ficam parecidos com fantasmas, como se estivessem numa sala de aula abandonada – as memórias de infância se projetam para um cenário de crise e de abandono.

Serviço:
Exposição “A tensão” – Leandro Erlich
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Até 20 de junho de 2022
Ingressos: Agendamento no site bb.com.br/cultura
Entrada gratuita
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças