Centro de SP abriga 370 anos de história no Convento e Santuário de São Francisco

Os frades franciscanos chegaram em São Paulo em 1639 e se instalaram originalmente onde hoje se localiza a Igreja de Santo Antônio na atual praça do Patriarca.

Pouco tempo depois receberam como doação um terreno localizado numa das bordas da colina onde foi fundada a vila de São Paulo de Piratininga. Neste local, no atual largo de São Francisco, construíram o seu convento, inaugurado em 17 de setembro de 1647. Portanto, celebrando neste ano seus 370 anos de fundação.
Na época era a maior construção da Vila de São Paulo de Piratininga e seu terreno se estendia da atual rua José Bonifácio até a Rua Maria Paula e Av. Brigadeiro Luis Antônio. Tratava-se de um terreno grande onde os religiosos cultivavam plantações e cuidavam de seus animais. Dentro dele passava o Vale do rio Anhangabaú e o córrego do Riachuelo, fontes de água potável para os frades e a população.

Em 1676, os irmãos da Ordem Terceira de São Francisco, hoje Ordem Franciscana Secular, iniciaram a construção de uma capela para eles no interior da igreja franciscana. Essa capela foi subsequentemente ampliada até transformar-se numa igreja independente, com a fachada adossada à igreja conventual. Foi inaugurada em 1787.

A igreja conventual foi muito modificada a partir de meados do século XVIII, o que lhe conferiu a atual forma barroca. Destacam-se as “estalas” do coro e os móveis da sacristia talhados em madeira de jacarandá. Nos finais do século XIX (1880) a igreja e convento anexo foram muito danificados num incêndio.

Em 1827/28, os franciscanos, por requerimento do governo imperial “sederam” seu convento para a instalação ali da Academia de Ciências Sociais e Jurídicas, atualmente Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. O acordo inicial seria de que a Academia pagaria aos religiosos um “aluguel” para o uso das salas, o que pelo que consta nos arquivos nunca foi pago desde os primeiros meses.

Desde então, os franciscanos mantiveram uma relação ora de aproximação, ora de distanciamento com a vizinha Faculdade. Com a ampliação dos cursos e necessidade de mais salas, os espaços do antigo convento foram sendo absorvidos pela Faculdade, restando nos últimos anos, para moradia dos frades, apenas um corredor entre a igreja e o convento. Não por poucas vezes os litígios chegaram ao governo imperial que teve que intervir para que os religiosos não perdessem até mesmo a igreja conventual. A alegação era de que os frades eram poucos e o espaço poderia ser mais bem utilizado se fosse doado aos alunos e professores.

Até mesmo o incêndio pelo qual a igreja passou em 1880 foi motivo de desavenças. A população e os frades acusavam os alunos de atearem fogo na igreja, os alunos e professores se defendiam alegando que não iriam atear fogo a algo que era de seu desejo. No fim das contas, para amenizar a situação, a Faculdade doou o atual altar-mor da igreja, que é o altar principal. O mesmo foi trazido da Alemanha e instalado no local onde hoje se encontra.

No fim das contas, e depois de perder todos os seus bens para a Faculdade, inclusive a maior biblioteca do país de filosofia e teologia que se encontrava em seu convento, os frades se instalaram definitivamente nos corredores entre a igreja e faculdade. O convento colonial foi demolido em 1933 para a construção de uma nova sede, em estilo neocolonial, da autoria de Ricardo Severo. Os frades, por sua vez, com ajuda dos franciscanos da Alemanha, construíram em 1940 um novo Convento nos espaços de terreno que lhes restaram. E para encerrar de vez qualquer tipo de briga para reaver espaços e terrenos entre ambos, o processo que tramitava em Brasília, foi arquivado em 1981.

Atualmente os franciscanos mantem no Convento e Santuário de São Francisco: trabalhos pastorais, atendimento de confissões diariamente e missas. Bem como um grande trabalho social junto aos mais pobres e abandonados da cidade de São Paulo.

 

Novena e festa de São Francisco

Neste ano de 2019 as atividades em honra ao padroeiro do Santuário começam no dia 21 de setembro (sábado), às 12 horas, com a animada Missa Nordestina. No mesmo dia haverá também, a partir das 14 horas, a tradicional Tarde de Prêmios, com o sorteio de diversos brindes.

As atividades incluem ainda procissão e a aguardada benção dos animais no Zoológico de São Paulo. Confira nesta página a programação completa e participe destes momentos de integração com a família franciscana, com muito diversão e momentos de fé.

Convento e Santuário de São Francisco
Largo de São Francisco, 133
Fone: 3291.2400
Ao lado da Faculdade de Direito
Centro de São Paulo

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural