Dona Onete lança novo álbum na Caixa Cultural São Paulo

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro,​ de sexta a domingo, Dona Onete traz para a Caixa​ Cultural Sã Paulo toda​ a sua alegria, encanto e simpatia. Munida de novas canções, feliz da vida e sempre bem acompanhada por sua banda, a cantora e compositora paraense volta aos palcos para apresentar “Rebujo”, o seu terceiro álbum.

A apresentação de Dona Onete e banda na capital paulista será complementada ainda pela Oficina​ de Guitarra e Ritmos Amazônicos com Pio Lobato.​ Direcionada para músicos​ iniciantes ou profissionais com instrumento, o encontro traçará um panorama geral baseado na visão pessoal do guitarrista, produtor e diretor musical Pio Lobato sobre o gênero da guitarrada, sem a pretensão de ser um olhar absoluto ou rigidamente acadêmico ou documental.

Oficina De Guitarra E Ritmos Amazônios Com Pio Lobado

CD Rebujo lançado na Caixa Cultural

A oficina traça um panorama geral baseado na visão pessoal do guitarrista, produtor e diretor musical Pio Lobato, sobre o gênero da guitarrada, sem a pretensão de ser um olhar absoluto ou rigidamente acadêmico ou documental. O roteiro sugere um breve histórico que lança luz sobre a presença no rádio e sua importância na época, que marcou profundamente a cultura musical da cidade de Belém do Pará, através de trechos musicais exemplificando e ilustrando gêneros importantes no surgimento da guitarrada (instrumental) e sua relação com a lambada.

Choro (Tico Tico no Fubá, Brasileirinho, Saxofone, Por que choras?)
Jovem Guarda (Milionário)
Bailes do Pará (merengue, cumbia, bolero)
Bolero (Moliendo Café – versão Poli, Na Fronteira do México – versão Poli, Bicharada – Perez Prado).
Surgimento da Guitarrada – discos de Carlos Santos; Clássicos de Mestre Vieira e Aldo Sena

Na Oficina, mestre Pio Lobato fala a respeito e toca ritmos amazônicos como carimbó, cúmbia, merengue, brega. A atividade ocorre às 15h do dia 15 de dezembro. As vagas são limitadas e deverão ser feitas pelo site: [email protected]

Dona Onete na Caixa Cultural – foto – divulgação

Sobre Dona Onete – Simpática, serelepe cantora e compositora paraense que fará 80 anos em 18 de junho, nascida em Cachoeira do Arararí. Foi Professora de História durante 25 anos, Secretaria de Cultura e Fundadora de grupos de dança e música regional como o “Canarana”, na cidade de Igarapé-Miri, reduto tradicional de boa música.

Atualmente, ela segue compondo (tem mais de 300 composições) de maioria boleros e tantas outras no gênero “carimbó chamegado”. Participou de importantes grupos folclóricos como o “Raízes do Cafezal”e do grupo pop com raízes regionais “Coletivo Rádio Cipó” e no cinema interpretou uma cantadora de carimbó no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, estrelado por Camila Pitanga. Dona Onete é uma das estrelas da série de espetáculos “Terruá Pará”, promovidos pelo governo do estado, contando com expoentes de todas as vertentes da música local.

Serviço
Show Dona Onete
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111, Centro – próxima à estação Sé do Metrô
Datas: 13, 14 e 15 de dezembro (sexta a domingo)
Horário: 19h15
Entrada franca: (ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação)

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural