Economia criativa revitaliza o centro de São Paulo

Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico está localizado na área central de São Paulo

Profissionais inovadores estão formando um novo polo de economia criativa na região.

Conforme estamos sempre relatando aqui no site, a região central está voltando a ter a importância e a vitalidade que já teve no passado, impulsionada por inovação e cultura, rumo ao futuro.
Vamos falar de alguns exemplos recentes, que incluem a reabertura do Sesc 24 de Maio, unidade centro, após quase uma década de reformas. E não poderíamos deixar de mencionar o edifício Altino Arantes, um símbolo de São Paulo, que foi reaberto como, um centro voltado à cultura e à economia criativa.
10 novos lugares que estão dando charme ao centro de São Paulo
Farol Santander
Até a esquecida Galeria Metrópole surpreende: onde antes só existiam lojinhas de turismo e câmbio, agora há bares modernos, escritórios de arquitetura e lojas de design.
 
Na Rua da Consolação, o bloco de carnaval Baixo Augusta montou uma sede que promove rodas de samba e cursos gratuitos ligados à economia criativa.
E o mais recente impulso revitalizador é o centro Sebrae de empreendedorismo tecnologia e economia criativa no palácio Campos Elíseos, que foi inaugurado em abril deste ano.
Palácio dos Campos Elíseos – Veja SP

História e inovação convivendo em harmonia  

 
O Palácio Campos Elíseos foi construído no século 19 e merece destaque pela sua arquitetura. Ele foi inaugurado na Avenida Rio Branco, em 1899, para ser a residência de 4 mil metros quadrados e quatro andares de um rico cafeicultor e político.
O palácio passou a ser sede do governo estadual de 1912 a 1965 e, em tempos mais recentes, abrigou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, até 2006. Está tombado pelo Patrimônio Histórico desde a década de 70.
 
Desde 2017, após um investimento estatal de R$20 milhões, o local tornou-se um Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, administrado pelo Sebrae-SP.
 
Assim, o antigo Palácio tornou-se um polo de encontro entre investidores e empreendedores da nova economia criativa. Ou hub, como é chamado por quem é do meio. Um local que reúne empreendedores, startups, investidores e grandes empresas e governo.  O local foi projetado para beneficiar 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano.
 
O primeiro andar abriga uma aceleradora, um espaço de coworking, duas salas de capacitação e salas de reunião.
 
Os demais andares devem ser ocupados gradativamente. O subsolo, por exemplo, terá salas de startups onde novos empreendedores atuarão com empresas que buscam explorar inovações no mercado. 

Serviço

Para utilizar o espaço de coworking, é necessário fazer um credenciamento prévio.  Para os demais espaços, os visitantes têm que entrar em contato por meio do site ou telefonar para 0800 570 0800.
Por Luiz Marcondes