Mês da Cultura Independente: Centro de São Paulo abrigará diversos eventos

Parte do calendário cultural integrado, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, o Mês da Cultura Independente (MCI) apresenta cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos, ocupando ruas e espaços culturais da cidade durante todo o mês de setembro.

O evento reúne artistas da cultura independente de diversas linguagens, com shows, peças de teatro, mostras de cinema, debates, seminários, encontros literários e oficinas. A Secretaria Municipal de Cultura programa centenas de atividades do universo independente mensalmente, durante todo o ano, nos espaços culturais municipais. Bibliotecas, centros culturais e casas de cultura recebem regularmente essa programação, que neste mês integra o MCI.

Um dos destaques da programação é o SP NA RUA, evento que ocupa as ruas do Centro histórico de São Paulo com dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas de coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. Este ano, o SP NA RUA também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado à data. O MCI traz ainda, no Centro Cultural Olido, a Semana da Música Eletrônica, com diversas atividades entre os dias 22 e 29

DESTAQUES

SP NA RUA

A 7ª edição do SP NA RUA será realizada nos dias 28 e 29 de setembro, das 20h às 06h, no Centro histórico da cidade. Além de integrar o MCI, desta vez o evento também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado exclusivamente à data, que desde 2005 faz parte do calendário oficial da cidade.

O evento leva a intensa vida noturna da cidade para as ruas, em dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas com coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. A programação conta com 12 pontos de festa e mais de 30 atrações artísticas. Confira a programação completa nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura.
Rua Barão de Itapetininga, Largo do Paissandu e Triângulo SP
Dias 28 e 29/9, das 20h às 06h
Grátis
MÚSICA
LIVE OLIDO COM TETO PRETO
Depois do sucesso de seu EP “Gasolina” – música que integrou a trilha sonora do filme “Corpo Elétrico” (2017), de Marcelo Caetano – lançado em 2016, a banda eletro orgânica Teto Preto iniciou uma trajetória por renomados festivais brasileiros. O primeiro álbum, o independente “Preta Preta”, chegou em 2018 com oito faixas autorais. Marcado por batidas fortes, o show “ritualístico” reúne, no palco do Live Olido, Laura Diaz (voz), Loic Koutana (performance), Pedro Zopelar e Savio de Queiroz (sintetizadores e bateria eletrônica) e William Bica (percussão).
Centro Cultural Olido – Sala Olido
Dia 5/9, às 20h. R$ 20

banda eletro orgânica Teto

CINEMA
MOSTRA DE FILMES DE MÚSICA ELETRÔNICA
O cineasta e escritor Lufe Steffen assina a curadoria da Mostra de Filmes de Música Eletrônica, exibida em setembro na sala Spcine Olido. A programação é gratuita e apresenta, em todas as segundas-feiras do mês, os filmes: “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), de Steffen (dia 2) / “Curtas – A Noite Eletrônica dos Anos 2000”, com as produções “Condessa” (2000), de Dacio Pinheiro e Denis Rodriguez; “São Paulo 2000” (2000), de Dacio Pinheiro, Daniel Zanardi e Rodrigo Garcia Dutra; “LCD 32:59” (2003) e “Carnaval” (2006), ambos de Dacio Pinheiro; “Y” (2013), de Dacio Pinheiro e Stefan Fahler (dia 09) / “O Que É Nosso – Reclaiming The Jungle” (2014), de Jerry Clode, Murilo Yamanaka e Allyson Alapont (dia 16) / “A Orquestra Invisível e Outros DJs Pioneiros do Brasil” (2004), de Keke Toledo e Rica Mentex (dia 23). No dia 30, o encerramento da Mostra traz um debate entre Steffen, Claudia Assef (diretora do Centro Cultural Olido e autora do livro “Todo DJ Já Sambou”) e Erika Palomino (diretora do Centro Cultural São Paulo e autora do livro “Babado Forte”).
Centro Cultural Olido – Sala Spcine Olido
Dias 2, 9, 16, 23 e 30/9 (debate), às 20h. Livre. Grátis

 

ARTE
SEMINÁRIO DE ARTE URBANA
O Mês da Cultura Independente (MCI) realiza pela primeira vez na história do evento o Seminário de Arte Urbana. A programação promove, no sábado, dia 21 de setembro, uma série de encontros do poder público com a sociedade civil para promover troca de ideias e debater as políticas de arte urbana do município de São Paulo. As conversas apresentam três eixos principais: intervenção urbana e zeladoria, arte e educação e parcerias governo/ sociedade. Para comparecer, não é necessário fazer inscrição nem retirar ingresso. A entrada é limitada à lotação da sala.
Centro Cultural Olido
Dia 21/9 (veja os horários nos site cultura.prefeitura.sp.gov.br)

FESTA
HAPPY HOUR OLIDO COM PAULO TESSUTO / FESTA CAPSLOCK
O DJ e ex-jogador de basquete Paulo Tessuto comemora mais de uma década de discotecagens e leva sua Festa Capslock para o Happy Hour Olido. Com suas performances irreverentes, o artista colaborou com a revolução da nova fase da cena independente. Em 2014, criou o personagem Carlos Capslock que lhe deu fama nos rolês paulistanos e apresenta seu lado mais divertido e insano atrás das pick-ups.
Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança
Dia 13/9, às 18h. Grátis

FESTA
HAPPY HOUR OLIDO COM BAILE DO MISTER SAM / ESPECIAL DISCO MUSIC
O DJ, produtor artístico, radialista, apresentador e compositor argentino atua na cena musical desde os anos 1960. Entre seus remixes de sucesso, estão “Conga, Conga, Conga”, “Lindo, Tesão, Bonito e Gostosão”, “Freak le Boom Boom” e “Melô do Piri Piri”. Depois de produzir artistas como Gretchen e Ângela Maria, o DJ promove uma verdadeira festa de disco music na Happy Hour Olido. Nesta edição, que tem como convidado o DJ Almir Lima, o público poderá dançar ao som de vinis lendários dessa época.
Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança
Dia 20/9, às 18h. Grátis

FESTA
SABADÃO OLIDO COM METANOL
Extensão da rádio online de mesmo nome, o grupo, liderado pelo DJ e produtor Akin, ocupa ruas e clubes com sonoridade dançante de vanguarda. Atualmente, o coletivo Metanol ocupa o espaço público com festas gratuitas, como a bimestral Metanol na Rua, e mantém projetos mensais em casas noturnas. O coletivo de produtores musicais leva seu encontro dançante para o Sabadão do Centro Cultural Olido com um line-up embalado pela batida da música eletrônica.
Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança
Dia 21/9, às 15h. Grátis

MÚSICA
SEMANA DA MÚSICA ELETRÔNICA
No último domingo de setembro, comemora-se o Dia Municipal da Música Eletrônica e o Centro Cultural Olido e sua Galeria do DJ prepararam uma semana inteira de atrações. Entre os dias 22 e 29, a programação conta com festas, painéis de debate, mostra de filmes, exposição de fotos e workshops. Na abertura do evento, às 15h, o Domingo Delas recebe DJs mulheres de várias épocas e estilos. O encerramento das comemorações conta com uma grande festa de música eletrônica em frente ao Olido, no Largo do Paissandu. Veja a programação completa no site https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/.
Centro Cultural Olido – Galeria do DJ
De 22 a 29/9, diversos horários. Grátis

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural