Prefeitura retira 35 toneladas de lixo na Praça Princesa Isabel em ação de zeladoria

Doze caminhões foram carregados com madeira, lonas, sofás que estavam montados em local público nas primeiras horas da ação, realizada de acordo com as regras do 59.246/2020 que preserva artigos de uso pessoal e coíbe a ocupação permanente de áreas públicas. Zeladoria urbana foi acompanhada por técnicos da SMADS e precedida por mais de 1,8 mil abordagens e mais de 230 encaminhamentos sociais e terapêuticos.

A Prefeitura, por meio da Subprefeitura da Sé, retirou pelo menos 35 toneladas de lixo e produtos que caracterizam a ocupação permanente do espaço mais foi programada depois de as equipes de serviço social e terapêutico da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do Programa Redenção realizarem mais de 1,8 mil abordagens e de 230 encaminhamentos de assistência social e terapêutica com pessoas em situação de rua e com dependência química.

Além das abordagens e atendimentos, as pessoas em situação de rua e os usuários de drogas foram oficialmente avisados com antecedência por meio dos técnicos da SMADS e do Programa Redenção e, também, de um folheto informativo. Na região da Luz Nessa região, equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), fizeram no período de 25 a 31 de março, 1.873 abordagens e 232 encaminhamentos, além de 437 orientações.

Apoio – A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por intermédio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), informa que na última semana não houve ocorrências atendidas pelas equipes da GCM na região da Luz, sobretudo nas Praças Princesa Isabel e Júlio Prestes, nas Alamedas Cleveland e Alameda Glete e na Rua Helvetia. A GCM prestará apoio aos servidores encarregados da zeladoria urbana.

Esta região conta com o policiamento preventivo, realizado pelas equipes da Inspetoria de Operações Especiais – IOPE, com efetivo de 75 policiais, sendo 50 no período diurno e 25 servidores no período noturno.