Ruas Abertas Liberdade terá audiência pública nessa quarta, dia 30.08

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), realizará audiência pública para o projeto no próximo dia 30 de agosto, a partir das 19h, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Campus Liberdade.

O objetivo do encontro será apresentar à população uma nova proposta com os aprimoramentos indicados na primeira audiência pública, em 26 de julho, sobre a abertura de ruas do bairro da Liberdade exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados. Neste segundo encontro, contribuições também serão recolhidas.

Vale destacar ainda que, entre os dias 21 de junho e 30 de julho, os munícipes puderam opinar sobre a situação atual do bairro da Liberdade e deixar sugestões para o projeto Ruas Abertas Liberdade por meio de uma consulta pública on-line disponível na plataforma Participe+. Todas as contribuições recebidas durante o processo participativo serão sistematizadas e analisadas pelo Poder Público.


Ruas Abertas Liberdade
O objetivo do projeto é que, aos domingos e feriados, cinco ruas do bairro da Liberdade sejam abertas exclusivamente para pedestres. São elas: Rua dos Estudantes, Rua Thomaz Gonzaga, Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Avenida da Liberdade) e Rua Galvão Bueno (com acesso ao hospital para carros no trecho entre a Rua Américo de Campos e a Rua Barão de Iguape).

A proposta será composta de duas fases. A primeira será a abertura das ruas mencionadas para pedestres aos domingos e feriados no âmbito do Programa Ruas Abertas (Decretos 57.086/2016 e 58.425/2018). É proposto o fechamento da circulação de carros, entre as 9h e 22h, no entorno delimitado. A operação deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e Subprefeitura da Sé.

A segunda etapa consistirá na execução de obras viárias permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental. Para isso, com ênfase na transformação urbana sustentável, é proposta uma série de intervenções para a região, como implantação de biovaletas e jardins de chuva para drenagem natural, arborização e melhoria do microclima, aumento da segurança pública com nova iluminação, vigilância contínua e ocupação das ruas, alargamento das calçadas e elevação de faixas de pedestres para maior segurança na travessia. Essas obras serão executadas pela Subprefeitura da Sé.

SERVIÇO
Audiência Pública para o projeto Ruas Abertas Liberdade
Data: 30/08
Horário: 19 horas
Local: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – Campus Liberdade
Endereço: Avenida da Liberdade, 532, sala 131-C