SMCultura: Projetos de arquitetura selecionados para a construção do Memorial dos Aflitos

Edital selecionou três propostas para homenagear e preservar a memória da população escravizada no bairro da Liberdade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa a publicação dos projetos selecionados pelo Concurso Cultural para Seleção de Projeto de Arquitetura, para a construção do Memorial dos Aflitos, nesta quarta-feira (19). O edital selecionou três propostas, com prêmios de 50, 30 e 15 mil reais, para primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Memorial será localizado na Liberdade, centro de São Paulo, ao lado da Capela dos Aflitos.

A iniciativa homenageia a histórica presença negra no bairro que, apesar de datar da época da escravidão, não é conhecida por grande parte da sociedade, além de preservar a memória da população negra escravizada. A hoje conhecida Praça da Liberdade era o Largo da Forca, local onde negros e indígenas escravizados foram excecutados, e que viria a se tornar um ponto emblemático para a história e luta do povo negro.

As propostas foram escolhidas pela Comissão Julgadora, composta por sete membros, nomeados pela Portaria 136/SMC-G/-2022. O grupo relatou que foram inscritas cinco propostas de projeto – destas, três foram habilitadas: Projeto Azul, Projeto Verde e Amarelo e Projeto Amarelo.

O primeiro colocado será contratado, após a finalização da fase de recursos, para detalhamentos e fases subsequentes para a elaboração dos projetos básico, executivo e complementar, projeto expográfico, memorial descritivo, planilha orçamentária e cronograma. Após esta etapa, será realizada, através de chamamento público, uma licitação para contratação de empresa para execução das obras, tendo o prazo de início atrelado à finalização de ambos os processos. Desta forma, ainda não há um prazo estabelecido para a conclusão das obras.

Conforme estabelecido no Item 2 do Edital, as propostas deviam ter como objeto uma edificação com caráter de espaço cultural, museológico e memorialístico, sem deixar de respeitar as condições do terreno do antigo Cemitério dos Aflitos, de modo a permitir o acesso público e a visualização da Capela dos Aflitos. Além disso, tinham de atender a cinco critérios classificatórios: clareza na proposta; originalidade; relação da proposta com o entorno imediato; funcionalidade, formas e materiais para a execução do Memorial; e exequibilidade do projeto.

Projetos selecionados:
1° colocado: Projeto Azul | 288 pontos (82,2% da pontuação máxima)

O estudo vencedor, Projeto Azul, configura uma proposta elegante e bem solucionada, com uso de materiais construtivos referenciais à arquitetura paulistana do passado, destacando-se a configuração estrutural e espacial da cobertura. Bom aproveitamento de pisos e mezaninos, tanto para interação visual com a Capela e o espaço público, como para atender as funções de espaços expositivos e multifuncionais. Contudo, deverá ser revista a proposta de demolição e ocupação de área que integra o lote e o corpo edificado da Capela tombada.

2° colocado: Projeto Verde e Amarelo | 278 pontos (79,4% da pontuação máxima)

O segundo colocado, Projeto Verde e Amarelo, desenvolveu proposta com clareza e precisão, com aproveitamento adequado do terreno, e com proposta de programa de uso cultural bem extensa, com vários ambientes para uso multifuncional. Essa opção, dada a configuração do terreno, exigiu a inserção de dois extensos pisos em subsolo, com a necessidade de climatização. Tal solução, associada ao uso extensivo de estruturas de concreto armado para o desenvolvimento do edifício, indica custos elevados, prejudicando sua exequibilidade em relação ao custo estabelecido no Edital, um dos motivos que conduziram à avaliação de valores estimativos citada anteriormente.

3º colocado: Projeto Amarelo | 246 pontos (70,2% da pontuação máxima)

O terceiro colocado, Projeto Amarelo, desenvolveu uma proposta de marcante impacto visual na implantação no terreno, optando por uma construção (edifício-passarela) e ocupação de sentido fortemente plástico e referencial à memória do local. Contudo, essa opção conceitual acabou por minimizar as áreas destinadas aos espaços de uso cultural e educativo indicados no Edital.

Para conferir os arquivos dos projetos selecionados, acesse:
Projeto Azul
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Projeto%20Azul.pdf

Projeto Verde
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Projeto%20Verde%20e%20Amarelo(2).pdf

Projeto Amarelo
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Projeto%20Amarelo.pdf