Teatro Porto Seguro traz Sérgio Mamberti com “O Ovo de Ouro”

Ovo de Ouro no Teatro Porto Seguro com Sérgio Mamberti

Após a bem-sucedida estreia no Sesc Santo Amaro, o espetáculo O Ovo de Ouro, de Luccas Papp engata nova temporada no Teatro Porto Seguro, de 31 de janeiro a 1º de março. Com direção de Ricardo Grasson, a peça traz no elenco Sérgio Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata ou Martina Gallarza, Ando Camargo, além do próprio autor. As sessões acontecem às sextas-feiras e sábados às 20h e domingos às 19h.

A função do Sonderkommando ou comandos especiais, unidades de trabalho formadas por prisioneiros selecionados para trabalhar nas câmaras de gás e nos crematórios dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, inspira o espetáculo. Obrigados a tomar as atitudes mais atrozes para acelerar a máquina da morte nazista, esses prisioneiros conduziam outros judeus à câmara de gás, queimavam os corpos e ocultavam as provas do Holocausto. Quem se recusava a desempenhar esse papel era morto, quem não conseguia mais desempenhar a função, era exterminado com os demais.

Contada em diferentes episódios e tempos, a trama revela a vida de Dasco Nagy (Sérgio Mamberti), que foi Sonderkommando e sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em cena, dois planos são apresentados – a realidade e a alucinação – para retratar a relação do protagonista Dasco Nagy quando jovem (Luccas Papp) com seu melhor amigo Sándor (Leonardo Miggiorin), com a prisioneira Judit (Rita Batata) e com o comandante alemão Weber (Ando Camargo). No presente, Dasco é entrevistado, já em idade avançada, por uma jornalista, narrando os acontecimentos mais horrorosos que viveu no campo de concentração e descrevendo a partir do seu ponto de vista os horrores e tristezas da Segunda Guerra Mundial.

A dramaturgia foi inspirada em uma pesquisa sobre obras que discutiam os temas do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Entre elas, destacam-se os livros Sonderkomamando: No Inferno das Câmaras de Gás, de Shlomo Venezia, e Depois de Auschwitz, de Eva Schloss; e o filme O Filho de Saul, de László Nemes, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016.

Ficha Técnica

Elenco: Sérgio Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata (sessão nos dias 7, 8, 9, 28 e 29/2 e 1º/3), Martina Gallarza (sessão nos dias (31/01, 1º, 2, 14, 15, 16, 21, 22 e 23/2), Ando Camargo e Luccas Papp Texto: Luccas Papp. Direção: Ricardo Grasson. . Voz em off: Eric Lenate.

Serviço

O Ovo de Ouro
De 31.01 a 01.03

Sextas e sábados às 20h. Domingo às 19h.

Ingressos: R$ 70,00 plateia / R$ 50,00 balcão/frisas.

Teatro Porto Seguro

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.

Telefone (11) 3226.7300.

Bilheteria:

De 13 a 18 de janeiro – de segunda a sexta, das 12h às 18h.

A partir de 21 de janeiro – terças e quartas, das 12h às 18h. Quintas, sextas e sábados, das 12h às 20h. Domingos, das 12h às 19h.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor culturalgd