Unibes Cultural apresenta a exposição com Maria Fernanda Cândido

No projeto “Linha do Desejo”, o olhar do fotógrafo Luciano Amado somou com a cineasta Paula Trabulsi e o diretor de fotografia Arnaldo Mesquita para os ensaios em Paris com a personagem Ana Thereza (interpretada por Maria Fernanda Cândido).

Os exuberantes jardins parisienses e o resultado poético destas imagens, compõem a narrativa de O Incerto Lugar Do Desejo no documentário, no livro, e com protagonismo na exposição fotográfica que abriu no cine PetraBelasArtes e agora no espaço do Unibes Cultural até 24 de novembro, com visitação gratuita.

Além da mostra, a iniciativa contempla livro, longa-metragem e documentário sobre o tema, todos eles produzidos sob direção de Trabulsi.

Sobre o documentário
A obra cinematográfica de Trabulsi conta a história de Ana Thereza (interpretada por Maria Fernanda Cândido), enredada por um desejo arrebatador que desafia o aparente equilíbrio de sua vida.

Unibes recebe exposição de Luciano Amado


Para lidar com suas inquietudes, ela tem o hábito de sentar em bancos de jardins e escrever compulsivamente. No filme, intercalam-se também os pontos de vista de pensadores e artistas como Luiz Felipe Pondé, Clóvis de Barros Filho, Costanza Pascolato, Marilu Beer, entre outros.

A Unibes Cultural

Iniciou as atividades em agosto de 2015, como resultado de estudos realizados nos anos anteriores pela Unibes a fim de definir uma nova proposta para a cidade de São Paulo: pensar a cultura como vetor de desenvolvimento social, assim como a educação, a saúde, a geração de renda e as outras atividades exercidas pela instituição há mais de cem anos.

O objetivo é ir além da promoção cultural e refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade do século 21, caracterizada pelas novas tecnologias e as consequentes mudanças de comportamento. Como exemplo, um dos destaques entre as atrações do biênio foi a exposição Diálogo no Escuro, em que os visitantes percorriam ambientes totalmente sem luz e eram guiados por deficientes visuais. Além de fazer o público explorar os demais sentidos do corpo, a mostra teve como mensagem-chave a empatia, o que a torna seminal em uma sociedade cada vez mais complexa.


Unibes Cultural
Até 24 de novembro
das 10h às 19h
Visitação Gratuita
Rua Oscar Freire, 2500
Pinheiros

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural