Centro de Memória do Circo inaugura a mostra “O Palhaço Modernista”

Foi inaugurada a exposição Piolin – O Palhaço Modernista? no Centro de Memória do Circo. A exposição vai até o dia 18/12 e funcionará em forma de rodízio, com os trajes do palhaço Piolin, na sala Mestre Maranhão, do Centro de Memória do Circo.

Trata-se de uma exposição dos trajes de Palhaço Piolin doados em 1972, ao fundador e diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, durante os festejos do cinquentenário da Semana de Arte Moderna. Em 2015, o CMC transferiu o acervo para a instituição em uma cerimônia com representantes da Secretaria Municipal de Cultura, museólogas, atores, cantores e, principalmente, palhaços.

Neste ano de comemoração do centenário da Semana da Arte Moderna, o CMC faz essa exposição para consagrar a contribuição do Circo para este movimento que marcou a arte brasileira no ano de 1922. O projeto expográfico é do arquiteto Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki.

O traje do palhaço excêntrico ficará até 17/10 e o traje do sabiá de 19/10 a 18/12. Horários: segunda a sexta, das 10h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 18h (fechado às terças-feiras)

O Centro de Memória do Circo é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (@smculturasp). Primeira instituição da América do Sul consagrada exclusivamente à memória e cultura circense.

Saiba mais sobre Piolin – Abelardo Pinto “Piolin” nasceu num circo armado na rua Barão do Amazonas, em Ribeirão Preto. Iniciou sua carreira no Circo Americano ainda criança, envolvendo-se em diferentes atividades. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante, é devido à sua estrutura física: magro e de pernas compridas.

Foi considerado “o maior palhaço do mundo”. Washington Luis, presidente da república deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assisti-lo. O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil